Gastronomia

Os sabores da gastronomia amazônica

A culinária amazônica é considerada uma das mais exóticas e ricas do País, preservando as origens indígenas com a valorização de peixes, temperos e frutas da região. Quem vem a Manaus não pode deixar de experimentar comidas típicas como o “X-Caboquinho”, tacacá, pirarucu e tapioca.

No café da manhã, a dica é um “X-Caboquinho” – sanduíche feito com pão francês, queijo coalho (um tipo de queijo salgado da região), tucumã (fruta regional) e banana frita – muito consumido pela população nas feiras e padarias da cidade. Os sucos de cupuaçu, graviola e taperebá combinam bem com o sanduíche. Uma tapioca recheada com queijo coalho e tucumã vai bem acompanhada de café com leite.

Tambaqui, pirarucu, matrinxã, tucunaré e jaraqui são os peixes mais utilizados na preparação dos pratos regionais, geralmente acompanhados de farinha do Uarini (alimento feito a partir da mandioca), arroz ou baião de dois, banana pacovã frita (tipo de banana regional) e vinagrete (molho feito com cheiro verde, tomate e cebola).

Outra iguaria muito apreciada é o tacacá. Feito com caldo de tucupi (líquido amarelo extraído da mandioca), goma de tapioca, camarão e folhas de jambú (erva amazônica conhecida por adormecer a boca por alguns segundos). O tacacá é servido quente em uma cuia e é encontrado em barracas espalhadas por toda a cidade.

Fazer uma parada nas barracas de comida regional, aliás, é um hábito muito comum entre os manauaras. As barracas de café da manhã são as mais procuradas pela população. Um dos lugares mais movimentos é a Feira de Artesanato da Avenida Eduardo Ribeiro, no Centro da cidade, que ocorre todos os domingos de 8h às 14h. Próximo ao Largo de São Sebastião, também no Centro Histórico, onde se encontra o Teatro Amazonas, os visitantes podem passear, degustar pratos típicos da região e comprar produtos feitos por artesãos.

Principais pratos

Frutas

Restaurantes

LOCALIZAÇÃO
°c
Manaus
DICAS
Manauscult
Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos - Manauscult
Av. André Araújo, n  2.767, Aleixo, Cep 69.060-000 Manaus/Am
Fone: (55 92) 3215-3474
site: manauscult.am.gov.br
e-mail: turismo@pmm.am.gov.br