23/06/14 | 15:31
A Magia de Manaus vira capa da revista da FIFA

A Magia de Manaus vira capa da revista da FIFA

A ‘The FIFA Weekly’, revista semanal da Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), destaca Manaus, uma das 12 sedes da Copa do Mundo de Futebol FIFA Brasil 2014™, como matéria de capa. Sob o título “The Magical Manaus” – A Magia de Manaus – a matéria fala das diversas características e fatos de uma cidade situada no meio da floresta e que está além do muito muitos esperavam.

A matéria, de 11 páginas, foi escrita pelo jornalista suíço Thomas Renggli que “se perdeu” na cidade em busca de bons relatos como fazem os bons jornalistas quando pretendem escrever boas histórias. Apesar do calor na região, o que mais impressiona os visitantes é a acolhida calorosa do povo amazônico e as belezas naturais espalhadas por todos os cantos, destaca.

Para o prefeito Arthur Virgílio Neto, a publicação só reforça a potência internacional em que Manaus pode ser transformada nos próximos anos. Sempre muito assediado por turistas estrangeiros quando vai à Arena da Amazônia ou à Fan Fest, o prefeito aponta que a Copa no Amazonas também vem servindo para levantar a autoestima da população, pois os elogios vêm de todas as partes do mundo.

“Fomos bombardeados com notícias ruins e sem nexo de parte da mídia, mas provamos que nada disso é verdade. Já conversei com turistas de vários países e todos são unânimes em afirmar que a cidade e as pessoas são apaixonantes. Não podemos negar que nossa floresta é o diferencial. Temos que saber usar isso a nosso favor”, aponta Arthur Neto.

O prefeito acredita que o grande fluxo de turistas em Manaus, a partir de agora, deve ser encarado como um processo irreversível. “O mundo está namorando Manaus. Tenho certeza que o turismo em nossa cidade só aumentará com essa exposição positiva que tivemos. As pessoas estão felizes e isso nos impulsiona a trabalhar com mais dedicação. Nossas belezas encantam qualquer um. Todos se rendem”, diz.

A reportagem mostra ainda relatos de turistas a respeito de Manaus e o lado histórico da cidade com o período áureo da borracha, quando se tinha ligação direta com Liverpool, na Inglaterra, e Nova Iorque, nos Estados Unidos. Futebol, Teatro Amazonas e gastronomia também completam o material, que é de deixar os leitores curiosos e com vontade de conhecer a tal ‘mística cidade’.

“Não tinha dúvidas sobre isso. Nossa cidade realmente impressiona. Quando fomos escolhidos como sede do Mundial, recebemos muitas críticas, mas hoje, depois do terceiro jogo em nossa cidade, vejo o quanto estamos nos destacando. Turistas satisfeitos e sendo bem recebidos, bons jogos no estádio, o pôster mais bonito da Copa e, para completar, a Arena mais bonita do Brasil”, declarou o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, que também é coordenador municipal da Copa.

Ainda segundo Monteiro de Paula, o povo manauara se mostra satisfeito por ter recebido a Copa. “Somos conhecidos por ser hospitaleiros e aprendemos isso desde cedo. Temos isso em nosso perfil. Os manauaras estão orgulhos em receber a Copa e vemos isso em todos os locais: as ruas estão enfeitadas, há festas em vários espaços, atividades culturais nos pontos históricos. Além disso, posso destacar que todas as operações que envolvem os jogos e organização da cidade estão indo muito bem”, disse o diretor-presidente.

A ‘The FIFA Weekly’ foi lançada em outubro de 2013 e está disponível em quatro idiomas: alemão, inglês, espanhol e francês. Para ler o material completo, basta acessar  http://tinyurl.com/revistaFIFAMAO

Foto: Mário Oliveira/Semcom

Mais notícias sobre a Copa em Manaus podem ser conferidas no link: http://bit.ly/COPAEMMANAUS