12/02/14 | 19:23
Blocos de carnaval e bandas de rua agitam o fim de semana em Manaus

A pouco menos de um mês da chegada do Carnaval, algumas vias de Manaus já cedem espaço para as bandas de rua que fazem o ‘esquenta’ para o grande evento. Só neste fim de semana, de 14 a 16 de fevereiro, 21 bandas acontecem em toda a cidade, com apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), que auxilia com estrutura, desde som e iluminação até palco e banheiros químicos.

O esquenta para a tradicional Banda do Boulevard é uma das festas de maior destaque. Os festejos iniciam neste domingo, 16, a partir das 16h, próximo ao viaduto da Constantino Nery. A comemoração oficial acontece somente no dia 23 de fevereiro. A banda aproveita a ocasião para ensaiar com os brincantes o samba ‘Eu quero Manaus Padrão FIFA’, no qual aborda o momento de preparação que a cidade vive para sediar a Copa do Mundo. O intérprete Ita Melodia dá o toque especial ao ritmo com sua voz rouca.

Já na Zona Norte, a ‘Banda da Lacraia’ promete agitar o bairro Alfredo Nascimento no sábado, 15, a partir das 15h. O palco será montado na esquina da Avenida Omar Aziz com a Rua 11. Além da Escola de Samba Reino Unido, que se apresentar a partir das 18h, outras atrações esperadas para o evento são os grupos Gangue do Forró e Banda Eletro. De acordo com o coordenador do evento, Sebastiao Freire, este é o terceiro ano da Banda da Lacraia reúne foliões no local. “O publico era pequeno, mas muita gente vem de bairros das Zonas Oeste e Sul para brincar com a gente” contou Freire.

No domingo, a partir das 14h, a Banda do Galhardo deve agitar o bairro São Jorge, Zona Oeste. A festa acontece na Rua Jardim Botânico, entre as ruas Padre Severo e Santa Helena. Com dez anos de realização, a fanfarra promete trazer como atrações os grupos Swingueira, Vai Garotão e Elite do Samba. A Bateria da Escola de Samba Unidos do Alvorara também se apresenta no evento.
Todas as bandas relacionadas contam com autorização do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), que também dará auxílio para fluidez no trânsito em locais de grande movimentação.