29/06/14 | 13:06
Ciocs Manaus encerra o plantão de sábado com 96 atendimentos em saúde

O Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus, por meio do Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (Ciocs-Manaus), informam que foram registradas 96 ocorrências, no sábado, 28, nas unidades de saúde monitoradas, após a partida entre Brasil e Chile, válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™.

Nos hospitais públicos e privados foram realizados 78 atendimentos. Desses, 74 em hospital público. Foram notificados 59 traumas, as três principais causas foram  quedas (22),  acidentes de transporte (18) e agressões (11). Até o fim do monitoramento deste sábado foram notificadas 15 queixas clínicas. Entre as mais comuns: cefaleia, mal-estar e diarreia. Na rede particular foram atendidas quatro pessoas. Dessas, foram três casos clínicos e um trauma leve.  Foram registrados dois atendimentos clínicos de estrangeiros: um americano (febre) e um colombiano (picada de inseto).

Na FIFA Fan Fest™, no Complexo Turístico Ponta Negra, o Posto Médico Avançado (PMA) realizou 18 atendimentos, sendo 15 clínicos (mal-estar, cefaleia, diarreia) e três traumas leves.

Segundo a coordenadora de plantão no Ciocs, Liane Souza, sábado, 28, foi o dia de maior tensão devido ao jogo difícil enfrentado pelo Brasil, o que reflete diretamente no número de ocorrências na área da saúde. “A euforia e a falta de paciência fez com que as pessoas ficassem mais propensas a acidentes e agressões, causas essas que marcaram os principais atendimentos em trauma do sábado”, disse.