30/06/14 | 15:55
Ciocs Manaus registra 43 atendimentos no domingo

A Prefeitura de Manaus e o Governo do Amazonas, por meio do Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (Ciocs Manaus), divulgaram, no início da tarde desta segunda-feira, 30, o balanço final dos atendimentos em saúde realizados no domingo, 29. Foram 43 ocorrências nos serviços monitorados.

Nos hospitais públicos e privados foram realizados 26 atendimentos. Desses, quatro clínicos e 22 traumas, sendo registrada uma remoção. As principais causas clínicas foram mal-estar, desidratação, diarreia, náuseas e dor de cabeça. Os traumas foram acidentes leves. Todos foram atendidos e liberados após a avaliação médica.

Na FIFA Fan Fest™ , no Complexo Turístico Ponta Negra, o Posto Médico Avançado (PMA) realizou 17 atendimentos, sendo 12 clínicos (mal-estar, cefaleia, diarreia) e cinco traumas sem remoção. Mais de 23 mil pessoas marcaram presença na programação da Fan Fest ao longo de todo o dia, segundo a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Segundo a coordenadora de plantão no Ciocs, enfermeira Liane Souza, os casos de atendimentos em traumas foram de 63% e os atendimentos clínicos 37%. “Esse é primeiro fim de semana, desde o início da competição, que o número de atendimento clínico foi superado pelo trauma – a maioria dos casos foi de acidentes leves”, esclarece.

O Ciocs atua no monitoramento das ações e eventos de saúde relacionados à Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ . Além disso, está à disposição da população em geral e aos turistas o Disk Saúde pelo telefone 0800 280 8280, com funcionamento no horário comercial, das 8h às 12h e 13h às 18h.