29/08/14 | 12:10
Circuito cultural Até o Tucupi começa na próxima segunda-feira

Circuito cultural Até o Tucupi começa na próxima segunda-feira

Será realizada de 1º a 20 de setembro a nona edição do circuito cultural de artes integradas Até o Tucupi, uma iniciativa do grupo Coletivo Difusão, que chegou a Manaus em 2006 e tem por finalidade o desenvolvimento de projetos no segmento, norteados por uma cadeia artística. O circuito terá o apoio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) e da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

A produtora cultural do Coletivo Difusão, Elisa Maia, explicou que serão 20 dias de oficinas, debates, intercâmbio cultural e atividades artísticas que irão acontecer, simultaneamente, em diferentes espaços da cidade, como o Paço Municipal e o Les Artistes Café Teatro, ambos no Centro.

Considerado atualmente o maior festival de música independente do Estado, o Até o Tucupi terá, ao longo da edição de 2014, a apresentação de 18 bandas, segundo Elisa Maia. A programação completa, com os nomes dos participantes e locais dos shows, será divulgada na abertura oficial do evento, às 19h de segunda-feira, 1º, no Les Artistes Café Teatro, localizado na Avenida Sete de Setembro.

Voltado para o público em geral, o Até o Tucupi é uma grande oportunidade para aprender, trocar experiências e apresentar trabalhos culturais, conforme os organizadores do circuito de artes integradas. Para o secretário da Semjel, Elvys Damasceno, apoiar este tipo de iniciativa representa um significativo incentivo na formação de artistas locais.

“Dispomos hoje, dentro da secretaria, de um departamento direcionado à juventude. Tenho certeza de que muitos jovens poderão aproveitar essa oportunidade para aprofundar conhecimentos, adquirir novas habilidades e trocar experiências. Estou muito feliz por estarmos, pelo terceiro ano consecutivo, envolvidos nesta iniciativa”, declarou Damasceno.

Hospedagem Solidária                                                             

O Coletivo Difusão possui uma casa na Avenida Djalma Batista com três quartos, escritório, cozinha e sala, utilizada para hospedar agentes e atores de passagem por Manaus. A “Hospedagem Solidária”, como é chamada por Elisa Maia, é uma forma de acolher as pessoas que contribuem com o trabalho desenvolvido pelo grupo.

“Temos uma sala multiuso, onde realizamos oficinas, debates e até mesmo sessões de filmes. Com o início do Até o Tucupi, iremos dar início às vivências para que as pessoas ligadas à cultura participem. Iremos montar um cronograma para atender viventes em Comunicação, produção e estágio”, explicou.

Interessados em participar, devem acessar o site: ateotucupi.org para efetuarem as inscrições. Para a obtenção de melhores informações sobre o assunto, ligar para os números: (92) 9266-6621 e 8143-1504.

Fotos: Coletivo Difusão/ Divulgação

Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel): 92 9982-3522 / 8842-1436

Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom)

(92) 3625 6908 / 3625 6921 / 3625 6844