14/07/14 | 18:50

Com público de mais de meio milhão, Fan Fest de Manaus foi a terceira maior do país Com público de mais de meio milhão, Fan Fest de Manaus foi a terceira maior do país

Um público de 502.903 pessoas compareceu à FIFA Fan Fest™ em Manaus durante os 25 dias de evento, o que garantiu à capital amazonense o posto de terceira maior Fan Fest do Brasil, ficando atrás apenas do Rio de Janeiro e São Paulo, que tiveram jogos da Copa do Mundo do início ao fim do evento, concentrando inclusive disputas decisivas para a Seleção Brasileira, enquanto Manaus recebeu apenas quatro jogos da primeira fase da competição.

Como terceira maior Fan Fest do Brasil, Manaus recebeu seu maior público no Complexo Turístico Ponta Negra, onde a festa foi realizada, no dia 23 de junho, uma segunda-feira, quando Brasil e Camarões se enfrentaram pelo último jogo da fase de grupos. Neste dia, a festa dos fãs na capital amazonense foi animada pelo grupo Pixote, reunindo público de 52.749 pessoas.

O segundo maior público do evento em Manaus foi registrado no dia 17 de junho, quando a Seleção Brasileira enfrentou a do México, ficando no 0 a 0. Após a transmissão do confronto, a festa na cidade foi embalada pelo cantor Zeca Baleiro, reunindo 41.416 pessoas.

Neste domingo, 13, último dia da Fan Fest, a capital amazonense recebeu seu terceiro maior público no evento. Foram 38.148 pessoas, que além de assistirem a final entre Alemanha e Argentina, se divertiram ao som de duas bandas de axé: Babado Novo e Jammil e Uma Noites.

Incluindo estas atrações, a Fan Fest em Manaus ofereceu ao público – formado ao longo do evento por amazonenses e turistas de 30 países e 14 estados brasileiros, 13 atrações nacionais, além de 56 locais, em uma área de 36 mil m², com stands de patrocinadores e a oferta de brindes e brincadeiras.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, comentou sobre o desafio de receber e organizar o evento. Ele lembrou que a Fan Fest foi a maior operação já realizada na capital amazonense. “Foi a primeira vez que nossa cidade recebeu um evento desse porte e com o peso de uma Copa. Foram 25 dias de operação com duração de 12h”, explicou.

Para o prefeito de Manaus, Arthur Virgílio Neto, o sucesso não apenas da Fan Fest, mas de toda a Copa em Manaus deve-se tanto a hospitalidade da população quanto à organização dos serviços. “Nossa cidade se apresentou como um cartão de visita e conseguiu apresentar toda a sua beleza. Demos show na limpeza, na segurança, educação e segurança”, disse o prefeito, acrescentando que “esse povo, sem dúvidas, é o melhor anfitrião do mundo”.