20/06/14 | 19:56
Comitê Local Pró-Copa apresenta balanço parcial de suas ações

O plantão do Comitê Local Integrado Pró-Copa 2014 registrou 63 ocorrências até quinta-feira, 19. Os casos desta sexta-feira ainda não foram contabilizados. Do total, a maior incidência é de trabalho infantil, com 37 casos encontrados. São situações que envolvem crianças vendendo biscoitos e balas ou atuando com malabares nos sinais de trânsito e esquinas de maior movimentação da cidade.

As crianças e adolescentes encontrados em situação de trabalho infantil foram cadastradas para acompanhamento nas unidades do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializada em Assistência Social (Creas) e pelos Conselheiros Tutelares.

Em segundo lugar em números de ocorrências, estão crianças perdidas/desacompanhadas, com 12 casos registrados. As crianças foram resgatadas por equipes do Comitê ou pelo Corpo de Bombeiros e entregues a seus pais e responsáveis após orientação dos riscos a que crianças sem acompanhamento estão sujeitas e da importância de atenção e cuidado com crianças, especialmente em grandes eventos e aglomerações.

Foram identificados ainda quatro casos de outras pessoas desaparecidas, um caso de negligência (onde os pais foram orientados), duas crianças em situação de rua, levadas ao Serviço de Acolhimento Institucional (SAI) Criança e Adolescente, dois casos de vulnerabilidade social e cinco casos de consumo de álcool por adolescentes, encaminhados ao Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) para atendimento e entregues aos pais e responsáveis após orientação e notificação pelo Conselho Tutelar.

As Equipes do Comitê Local Integrado Pró-Copa estão atuando em todos os pontos onde existe concentração de torcedores e risco de vulnerabilidade social, como bares, ruas decoradas, largo de São Sebastião, esquinas movimentadas que atraem crianças vendendo balas e atuando com malabares, ruas decoradas, além da Avenida Itaúba, no bairro Jorge Teixeira, zona leste da cidade, onde é realizada a transmissão dos jogos do Brasil acompanhada de atrações musicais e no Complexo Turístico Ponta Negra, zona oeste, onde ocorre Fan Fest.