13/06/14 | 14:23
Comitê Pró-Copa identifica 17 casos no primeiro dia do Mundial

Comitê Pró-Copa identifica 17 casos no primeiro dia do Mundial

Na manhã desta sexta-feira, 13, na sede da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh), a equipe de servidores que atuou no Comitê Local Integrado Pró-Copa 2014 no primeiro dia de Copa do Mundo participou de uma reunião para trocar informações, afinar processos, propor sugestões de melhoria e consolidar os dados. Servidores atuaram em todas as zonas da cidade onde havia concentração de torcedores, incluindo a transmissão do jogo na Avenida Itaúba, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, e no Complexo Turístico Ponta Negra, zona Oeste, onde ocorre a FIFA Fan Fest™. No total, foram identificados 17 casos violações de direitos de crianças e adolescentes, dos quais 12 foram de trabalho infantil, quatro casos de crianças desacompanhadas ou perdidas e um caso de adolescente alcoolizada. Deste total, 14 casos ocorreram na Zona Leste da cidade e outras três ocorrências foram na Ponta Negra.

Em todas as ocorrências, as crianças e adolescentes foram entregues aos pais ou responsáveis após todos serem orientados dos riscos a que estas mesmas crianças e jovens estavam sendo submetidos. Além disso, tanto as crianças quanto os responsáveis tiveram seus dados cadastrados para referenciamento e acompanhamento posterior pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência de Assistência Social (Creas) da Prefeitura de Manaus.

Situações de violação de direitos ou abuso e exploração infanto-juvenil devem ser denunciadas pelo disque 100 (ligação gratuita 24h) ou pelo disque direitos humanos da Prefeitura de Manaus, no 0800 092 6644. Outra opção para denunciar é o aplicativo Proteja Brasil, criado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), compatível com celulares dos sistemas Android ou IOS, para facilitar denúncias e informar sobre violência contra crianças e adolescentes.

Mais notícias sobre a Copa em Manaus podem ser conferidas no link: http://bit.ly/COPAEMMANAUS

Fotos: Karla Vieira

Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom)
(92) 3625 6908 / 3625 6921 / 3625 6844