02/09/14 | 15:37
Desfiles cívico e militar estão com planejamento de operações prontos

Desfiles cívico e militar estão com planejamento de operações prontos

Uma intensa programação vai celebrar o encerramento da Semana da Pátria com direito a desfile cívico-escolar nesta sexta-feira, 5, no Centro de Convenções (Sambódromo), às 17h, e desfile militar, no Complexo Turístico Ponta Negra, no domingo, 7, a partir das 8h30. O planejamento operacional para os dois dias de evento está pronto.

Mais de 10 mil alunos de 250 escolas públicas, particulares, militares e instituições deverão participar do desfile. Pelo menos 200 ônibus deverão ser empregados no transporte dos estudantes. Para garantir a segurança dos alunos no embarque e desembarque dos veículos, o Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) atuará com um efetivo de 44 agentes. Nesse dia, 5 de setembro, a avenida Belmiro Vianez e a Alameda do Samba, serão interditadas a partir das 14h. A Lóris Cordovil será dividida ao meio com gradis, no trecho entre a avenida Constantino Ney e a rua Vivaldo Lima. Duas faixas ficam para o acesso dos estudantes ao Sambódromo e as outras duas faixas para o fluxo de veículos.

O acesso à área de estacionamento do Sambódromo será realizado exclusivamente pela Av. Pedro Teixeira, sentido Dom Pedro/Av. Constantino Nery, ingressando pela Alameda do Samba.  A coordenação do evento fará a triagem dos veículos autorizados a estacionar. A Avenida Constantino Nery ficará liberada, sendo o acesso para os bairros das áreas Oeste e Centro-Oeste feito pela Lóris Cordovil, seguindo pela Rua Francisco Orellana (ao lado do Banco Bradesco), Avenida Theomário Pinto (prolongamento da Darcy Vargas) ou pela Avenida Desembargador João Machado (Franceses).

A Avenida Pedro Teixeira não será interditada. O acesso ou saída do Conjunto de Flores (ao lado da Ambev) será feito pela Avenida Constantino Nery, podendo a saída também ser feita pela Lóris Cordovil. O Manaustrans terá postos com a presença de agentes para orientar o acesso de veículos, pedestres e moradores das áreas interditadas.

A Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) montará um esquema especial para coordenar a operação das linhas, que contará com 23 fiscais de transporte. Para o desfile cívico do dia 05 de setembro, não haverá alterações de itinerário. A frota operante das 70 linhas que circulam na área do evento será a programada para os dias de sábado.

Desfile na Ponta Negra

A grande novidade fica por conta do desfile militar que, pela primeira vez, será realizado no Complexo Turístico Ponta Negra. A escolha se deve ao sucesso da organização na realização da FIFA Fan Fest durante a Copa do Mundo 2014 na cidade e para permitir que a Marinha também realize demonstrações de manobras militares, assim como fazem o Exército e Aeronáutica.

“Esse ano nós vamos conseguir reunir o desfile naval, aéreo e terrestre, sendo este último em duas modalidades: a pé e motorizado. São mais de cinco mil militares envolvidos de todas as forças como Polícia Militar, Bombeiros, Guarda Municipal, alunos dos colégios militares, entre outros. Nós escolhemos fazer o desfile na Ponta Negra porque percebemos que a população criou o costume de acompanhar grandes eventos nesse espaço e esperamos que todos gostem do que será apresentado”, afirmou o Chefe da Seção de Comunicação Social do Comando Militar da Amazônia, cel. José Ramalho.

As vias serão interditadas a partir das 7h do dia 6, sábado, para o evento que será iniciado às 8h30 de domingo.  O Manaustrans atuará com um efetivo total de 60 agentes de trânsito. No sábado, a restrição de tráfego de veículos ocorrerá nos seguintes trechos:

·        Av. Coronel Teixeira- Interdição da pista sentido bairro-centro entre a Marina do Davi e Av. do Turismo.

·        Av. Alaska 1º acesso à Av. Cel. Teixeira;

·        Av. Alaska 2º acesso à Av. Cel. Teixeira;

·        Av. Alaska x Alameda Líbia – Interdição da Alameda Líbia.

No domingo, 7 de Setembro, as mudanças no trânsito serão: 

·        Os veículos que trafegam na Av. Cel. Teixeira, sentido Centro/Ponta Negra, serão desviados à direita para a Av. do Turismo a partir das 5h do dia 7, tendo acesso somente moradores e o Coletivo da linha 120.

·        Os moradores que estiverem no sentido Centro/Ponta Negra pela Av. Cel. Teixeira deverão seguir pelo 1º acesso antes do edifício Aruba até a Alameda Índia, em seguida Av. Cel Teixeira até seu destino.

·        A Alameda Alaska terá sentido duplo de circulação para a entrada e saída de moradores e coletivo da linha 120.

·        Os veículos que estiverem na Av. Cel. Teixeira no sentido Ponta Negra/Centro deverão seguir pela Alameda Índia, seguindo pela Av. Alaska até o 1º acesso após o edifício Aruba, Av. Cel Teixeira (contra fluxo) até a Av. do Turismo, onde deverão seguir pelo sentido normal da via até o seu destino.

·        Os ônibus de linha urbana que trafegam pela Av. Cel. Teixeira – sentido Centro/Ponta Negra serão desviados à direita para a Av. do Turismo.

·        O perímetro imediato do desfile se inicia no cruzamento da Av. do Turismo e Av. Cel. Teixeira e se estende até a Marina do Davi.

·        A oferta de estacionamento para veículos próprios terão espaço reservado e limitado, no prolongamento da Av. do Turismo, nos seguintes trechos: sentido bairro-Centro, após a ponte;   e Centro-bairro, antes da ponte. Além disso, será ofertado estacionamento na Al. Thales Loureiro (Cond. Alphaville) para cerca de 980 veículos. Não haverá permissão para estacionamento na Av. Cel. Teixeira e na Alameda Alaska.

O estacionamento de veículos estará proibido nos trechos:

• Na Av. Cel. Teixeira – nos dois sentidos entre a Avenida do Turismo e a Marina do Davi;

• Na Avenida do Turismo – sentido Ponta Negra/Tarumã – da Av. Cel. Teixeira até a ponte;

• Na Av. do Turismo – sentido Tarumã/Ponta Negra – da ponte até a Av. Cel. Teixeira;

• Na Alameda Alaska – toda a extensão do lado direito e o lado esquerdo após o Edifício Mediterranée;

• Na Alameda Líbia – lado direito e esquerdo – trecho entre a Alameda Alaska e Av. Cel. Teixeira.

Os ônibus do transporte coletivo farão o embarque e desembarque na Av. Cel. Teixeira, dois lados da via – Centro/Ponta Negra e Ponta Negra/Centro.

Os ônibus de transporte das tropas terão como área de espera a Av. Perimetral Thales Loureiro. As tropas que irão desfilar serão organizadas na Av. Cel. Teixeira no sentido Ponta Negra/Centro da Rotatória do Chafariz até a Marina do Davi a partir das 5 da manhã.

A SMTU vai acrescentar 15 ônibus para atender a população. Serão cinco linhas normais e mais uma linha especial que sairá do Terminal do Jorge Teixeira – T4, integrará no Terminal da Cidade Nova – T3 e seguirá pela avenida do Turismo até a Ponta Negra. Para retornar ao ponto inicial do itinerário os ônibus da linha especial seguirão pela avenida Coronel Teixeira fazendo o retorno em frente ao Shopping Ponta Negra, para seguir em direção a avenida do Turismo. A SMTU também trabalhará com ônibus reservas que servirão como apoio principalmente ao término do desfile.

Durante o desfile militar os ônibus que trafegam pelo perímetro do calçadão da Ponta Negra circularão apenas até a rotatória localizada na avenida Coronel Teixeira com a avenida do Turismo. Os principais pontos de embarque e desembarque estarão na Coronel Teixeira, próximos da área das barracas de coco.

Quem for prestigiar o desfile militar na Ponta Negra, poderá embarcar em uma das linhas abaixo:

120 – P.NEGRA / T1 / CENTRO

126 – SIPAM / AV.BRASIL / T1 / CENTRO

450 – T3 / REDENÇÃO / P. NEGRA

542 – OURO VERDE / T2 / P. NEGRA

678 – T4 / V-8 / P. NEGRA

T4 – T3 / AV. TURISMO/ P. NEGRA

O desfile será na área compreendida entre a rotatória do chafariz e o Edifício Aruba.

Sempab monta esquema para evitar ambulantes sem credenciamento

Cerca de 30 fiscais da Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab) vão atuar na orientação e controle dos vendedores ambulantes durante os eventos realizados para comemorar a Semana da Pátria. A fiscalização vai estar presente no desfile cívico-escolar e no desfile militar.

“Os ambulantes só poderão ficar a 500 metros de distância da entrada do Sambódromo e a 500 metros da área do desfile na Ponta Negra, que compreende o trecho que vai de uma rotatória a outra (entrada do Tropical Hotel ao início da avenida do Turismo)”, explicou a gerente de operações da Sempab, Ewanúbia Ribeiro.

A gerente de operações explicou que a Sempab cadastrou 50 ambulantes que poderão atuar no Complexo Turístico Ponta Negra no dia do desfile militar. “Os ambulantes cadastrados pela secretaria estarão identificados com uma credencial e só poderão vender no dia do desfile”. Não será permitida a venda de churrasco e nem bebidas alcoólicas nos dois dias de evento.

Reportagem: Leonardo Fierro, assessorias Manaustrans, SMTU e Sempab

Imagens: Altemar Alcântara