20/08/14 | 18:18
Exposição mostra como foi a Copa do Mundo nas lentes dos fotógrafos amazonenses

Exposição mostra como foi a Copa do Mundo nas lentes dos fotógrafos amazonenses

Fotógrafos amazonenses que trabalharam na Copa do Mundo em Manaus e em outras capitais do Brasil que foram sedes dos jogos estão mostrando suas imagens esta semana no Millennium Shopping, localizado no bairro da Chapada, zona Centro-Oeste de Manaus. São mais de mil fotos de 32 profissionais reunidas na exposição Gol da Fotografia, que conta com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), e da Galeria Cubo.

O ambiente amazônico, naturalmente, já faz a alegria dos fotógrafos, imagine em um evento como a Copa do Mundo. O evento é tão grande que um fotógrafo chega a fazer 10 mil imagens em um só dia. “A câmera chega a clicar 12 vezes por segundo, então a gente acaba se empolgando e, quando chega ao final do dia você tem dez mil fotos pra escolher algumas para publicação”, explica o fotógrafo Clóvis Miranda, que trabalhou na maioria das sedes da Copa.

A exposição chama a atenção de quem passa pela Galeria Cubo, no Millenium Shopping. A analista de sistema Alessandra Machado, 27, estava visitando o espaço, nesta quarta-feira, e, atenta, conferiu cada detalhe das fotos. “Muito bom o trabalho. A fotografia é uma arte. Por meio delas o Amazonas ficou conhecido no mundo inteiro na Copa do Mundo, destacou Alessandra.

Além da exposição, profissionais locais da fotografia também estão ministrando palestras aos visitantes. “Aqui podemos mostrar aos visitantes como desenvolvemos nossos trabalhos na Copa. Eu poderia ter feito um trabalho só meu, mas preferi reunir meus amigos fotógrafos e expor em conjunto. Agora é pensar em expandir a exposição e levar para o interior”, disse Clóvis Miranda, idealizador do projeto.

O local também é visitado por estudantes. Vilson Junior, 16, ficou encantado com a exposição, mas o que mais chamou a atenção dele foi o manuseio de uma câmera profissional. “Muito legal. A gente geralmente tem acesso a uma câmera pequena e com poucos recursos. É interessante saber como se faz um trabalho numa Copa do Mundo”, comentou o estudante.

Além de Clóvis Miranda, a exposição Gol da Fotografia conta com trabalhos de Bruno Kelly, Márcio Silva, Juca Queiroz, Euzivaldo Queiroz, Érica Melo, Lucas Silva, Evandro Seixas, Antonio Lima, Reinaldo Okita, Jair Araújo, Ricardo Oliveira, Alberto César Araújo, Ione Moreno, Alexandre Fonseca, Tácio Melo, Karla Vieira, Alex Pazuello, Raimundo Valentim, Agnaldo Oliveira, Bruno Zanardo, Raphael Alves, Aguilar Abecassis, Edmar Barros e Carlos Navarro.

A exposição será realizada até domingo, 24, e tem entrada gratuita.

 

Texto: Carlos de Souza

Fotos: Karla Vieira

 

 

Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom)

(92) 3625 6908 / 3625 6921 / 3625 6844