09/10/14 | 10:39
Exposição sobre cineasta luso-brasileiro dá início à programação de aniversário de Manaus

Exposição sobre cineasta luso-brasileiro dá início à programação de aniversário de Manaus

Na noite desta quarta-feira, 8, o Paço da Liberdade, localizado no Centro Histórico, recebeu a abertura da exposição ‘Silvino Santos no Putumayo’. O evento marcou o início da programação cultural em homenagem aos 345 anos da capital amazonense, promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

A exposição reúne uma série de fotografias do cineasta luso-brasileiro Silvino Santos, pioneiro do cinema amazonense, produzidas a partir de 1910. O cineasta acompanhou os povos indígenas escravizados em um seringal na Amazônia Peruana, comandado por Júlio Cesar Arana, um dos grandes empresários que enriqueceram com o comércio da borracha em detrimento desses povos.

Além da abertura da exposição, o evento contou com o lançamento do álbum ‘Viaje de la Comisión Consular al Río Putumayo y Afluentes – Agosto à Octubre 1912’, dos pesquisadores peruanos Alberto Chirif, Manuel Cornejo Chaparro e Juan De La Sierra Torroba, responsáveis por resgatar e reunir as fotografias de Silvino Santos e outros autores desconhecidos no Rio Putumayo.

Para o diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, “é importante fazer esse resgate da memória e a abertura da exposição é algo muito simbólico. O que estamos fazendo aqui é uma referência nesse sentido.” Monteiro de Paula destacou ainda a preparação da programação de aniversário da cidade este ano. “Queremos celebrar o aniversário de Manaus não só com o Boi Manaus, mas também com uma programação cultural diversa que precisamos ofertar e fomentar, seja no campo das artes visuais, seja na dança e na música”. 

Circuito Paço

A programação do Circuito Cultural Paço da Liberdade continua nesta quinta-feira, 9, a partir das 16h30, com a mesa-redonda ‘Os Massacres do Putumayo’. Entre os convidados, estão o escritor Márcio Souza e os pesquisadores peruanos Manuel Cornejo e Percy Vílchez. A mediação é do jornalista e produtor audiovisual Aldemar Matias. Logo em seguida, às 18h30, haverá a exibição do filme ‘El Sócio de Dios’, de 1990, dirigido por Federico Garcia.

Já no dia 22 de outubro, o Paço da Liberdade recebe o lançamento dos livros do Projeto Memória Reencontrada, a partir das 19h. Em seguida, haverá a exibição do filme ‘No País das Amazonas’, dirigido por Silvino Santos. O documentário é um marco da história do cinema amazonense e retrata a região amazônica da época.

A exposição ‘Silvino Santos no Putumayo’ fica em cartaz até o fim de outubro, durante a programação do aniversário da cidade. O Paço da Liberdade é localizado na Rua Gabriel Salgado, s/n, no Centro.

Fotos: Ingrid Anne/Manauscult

Assessoria de Comunicação e Imprensa da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult): 92 3215-3447 / 8842-5511