19/09/14 | 09:38
Festival Folclórico do Amazonas chega ao fim com mais de cem apresentações

A 58ª edição do Festival Folclórico do Amazonas se encerrou na noite desta quarta-feira, 17, com a última noite de apresentações dos grupos da Mostra Folclórica. O evento, que começou no dia 22 de agosto, reuniu 136 grupos folclóricos diferentes em seus 28 dias de programação. Foram 85 associações na categoria Ouro, 42 na categoria Prata e nove participantes da Mostra Folclórica, além das apresentações dos bois-bumbás manauaras.

Na noite de quarta-feira, no encerramento do evento, se apresentaram no Centro Cultural dos Povos da Amazônia, grupos como a Quadrilha Cômica Vai Que Cola e a Ciranda Sedução da Compensa.

Para o diretor do Departamento de Políticas Culturais da Manauscult, Márcio Braz, o festival foi um sucesso. “Tivemos quase um mês de programação, e todas as nossas ações foram discutidas em conjunto com os próprios grupos folclóricos, possibilitando a realização de um evento mais participativo. Esperamos ano que vem melhorar mais ainda para mantermos a tradição do festival”, afirmou Braz.

Participação da Prefeitura

Uma das principais novidades do festival este ano foi a realização conjunta do Governo do Amazonas e a Prefeitura de Manaus, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura (SEC) e a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). A participação da Prefeitura se deu por meio de um investimento de R$ 2.153.852,00 no evento, com apoio à infraestrutura, equipamentos de som, iluminação, palco e segurança privada, além de auxílio financeiro aos grupos folclóricos da categoria Prata e aos bois-bumbás Garanhão, Brilhante e Corre-Campo, da categoria Master.

Outra novidade foi a realização da Mostra Folclórica, uma iniciativa criada com o objetivo de proporcionar mais diversidade à programação do festival e oferecer oportunidades a grupos folclóricos que não foram contemplados nas outras categorias.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da Fundação Municipal de Cultura, Turismo

e Eventos (Manauscult): 92 3215-3447 / 8842-7357