13/06/14 | 08:23
Limpeza pública reforçada na FIFA Fan Fest™

Limpeza pública reforçada na FIFA Fan Fest™ limp2 limp3

Cento e cinquenta funcionários da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) garantiram a limpeza dos ambientes na FIFA Fan Fest™, no Complexo Turístico Ponta Negra, durante todo o dia, trabalhando em três turnos. O reforço foi feito com 44 catadores do projeto “Coleta Seletiva Solidária”, que atuaram na retirada de resíduos sólidos.
A Coleta Seletiva Solidária é uma parceria entre a Prefeitura de Manaus, por meio da Semulsp, e o Governo Federal, por meio do Ministério do Meio Ambiente. Os trabalhadores foram escolhidos pelo Movimento Nacional dos Catadores e receberam fardamento e material para recolhimento e manejo de resíduos sólidos durante a Copa.

Atuaram ainda na Ponta Negra agentes da Guarda Municipal, que auxiliaram a Polícia Militar com um efetivo de 240 homens.

Saúde

Na área da Saúde, o primeiro dia de Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ em Manaus foi considerado tranquilo. No total, foram feitos 13 atendimentos na Fan Fest durante o jogo, sendo 12 clínicos e um de trauma. Não houve atendimento durante a transmissão pública realizada na avenida Itaúba, no Jorge Teixeira, zona Leste.

Os registros foram contabilizados e armazenados conjuntamente pelo Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus, por meio do Centro integrado de Operações em Conjunto da Saúde (CIOCS), inaugurado no último dia 9. “Para a quantidade de público envolvido, o número de atendimentos na área de saúde foi considerado reduzido”, destacou a coordenadora do CIOCS, Marinélia Ferreira.

Sete casos
O Comitê Local Integrado Pró-Copa 2014 identificou, no primeiro dia da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, seis ocorrências de trabalho infantil e uma adolescente alcoolizada em Manaus.

No Complexo Turístico Ponta Negra, onde ocorre a FIFA Fan Fest™, as equipes identificaram dois irmãos, um de 11 e outro de 12 anos, em situação de trabalho infantil. Eles foram encaminhados para um centro de triagem. A mãe das crianças foi identificada e orientada por assistentes sociais do comitê sobre os riscos a que seus filhos estão expostos e teve seus dados cadastrados para referenciamento e acompanhamento pelo Centro de Referência Especializada de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência de Assistência Social (Creas).

Outro caso encontrado nas proximidades da Ponta Negra foi o de uma adolescente de 14 anos, que estava alcoolizada e desacompanhada. Ela foi encaminhada ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para tratamento e ao Conselho Tutelar para acompanhamento.

Em outras zonas da cidade, foram identificadas pelas equipes volantes do Comitê outras quatro ocorrências, todas de trabalho infantil. As crianças e adolescentes encontradas vendendo balas próximos aos semáforos da cidade passaram pela triagem, identificação e foram entregues aos pais ou responsáveis. Elas também serão acompanhadas pelo Creas e Cras.

Feira foi atrativo

Um dos atrativos no complexo foi a feira de produtos regionais confeccionados por artesãos e artistas amazonenses, instalada em frente a uma das entradas para a Fan Fest e que despertou a atenção dos turistas que chegavam ao local. A organização das barracas e dos participantes foi feita pela Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Desenvolvimento (Semtrad).

Texto: Ulysses Marcondes e assessorias municipais e do CIOCS

FOTOS: Karla Vieira