25/06/14 | 20:49
Linhas especiais proporcionam chegada tranquila de torcedores a Arena

A operação de linhas especiais e de micro-ônibus adaptados para pessoas com mobilidade reduzida levaram a Arena da Amazônia mais de 2,4 mil torcedores que foram assistir ao último jogo da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ em Manaus, entre Suíça e Honduras, na tarde desta quarta-feira, 25. O serviço de transporte especial, disponibilizado pela Prefeitura de Manaus e coordenado pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), esteve em operação em todos os quatro jogos do Mundial e mais uma vez foi bem avaliado tanto pelo público local como por turistas que puderam chegar a Arena com tranquilidade em uma das linhas.

Seis rotas especiais saíram de pontos de embarque distribuídos em todas as zonas da cidade direto para a Arena, sem fazer paradas no percurso. As rotas que saíram do Largo São Sebastião, no Centro, e da avenida André Araújo, Aleixo, novamente foram as que tiveram maior procura. Conforme levantamento parcial feito pela SMTU, as duas linhas transportaram cerca 1,4 mil passageiros neste jogo.

Para o transporte de torcedores com mobilidade reduzida até a entrada da Arena, a prefeitura disponibilizou dez micro-ônibus com ar-condicionado e dotados de plataformas elevatórias para o embarque de cadeirantes. O serviço atendeu 410 pessoas, dentre elas: idosos, obesos e pessoas com deficiência física, que puderam levar um acompanhante.

Além do serviço especial, 42 linhas normais do transporte convencional também serviram como opção para os torcedores chegarem ao estádio.  No total, 360 ônibus circularam no entorno da Arena da Amazônia, incluindo as rotas especiais e as linhas normais. As operações de transporte contaram com a participação de 66 servidores da SMTU.

Na área da FIFA Fan Fest™, seis linhas atenderam o Complexo Turístico Ponta Negra. Circularam pela área 87 ônibus – o quantitativo estabelecido para o dia.

FOTOS: MARINHO RAMOS/SEMCOM

KARLA VIEIRA/SEMCOM

Assessoria de Comunicação da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU): 8842-7289