13/06/14 | 21:36
Mais de 1,5 mil pessoas trabalham nos bastidores para garantir o sucesso da Fan Fest em Manaus

Mais de 48 mil pessoas em Manaus acompanharam a estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, nesta quinta-feira, 12, na Fan Fest realizada na Ponta Negra. E, para garantir a alegria e toda a estrutura dos torcedores no local, um exército de mais de 1,5 mil pessoas trabalharam e continuarão atuando nos bastidores da festa.
São profissionais com funções diversas. Eles estão divididos na limpeza, segurança, trânsito, transporte, abastecimento, fiscalização, som, iluminação e montagem de estruturas. A Prefeitura de Manaus é responsável pela realização do evento e conta com a parceria de outros órgãos.

O coordenador da Fan Fest, Aristóteles Almeida, atribuiu o sucesso do primeiro dia da festa, que inclusive ganhou repercussão nacional, ao empenho de todos os trabalhadores envolvidos. “Temos aqui 150 pessoas trabalhando na operação, ajudando na organização, mais 250 responsáveis pela segurança interna, são 240 atendentes nos stands dos patrocinadores, 70 pessoas trabalhando no palco e 40 pessoas responsáveis pela higienização e manutenção de banheiros químicos, além de toda a estrutura disponibilizada pela segurança pública e secretarias municipais”, disse Almeida.
O efetivo das secretarias municipais que atua na organização do trânsito, transporte coletivo, fiscalização e apoio de segurança chega a 380 pessoas.

Palco
Para ajudar na preparação da estrutura da festa, 15 pessoas chegaram, ainda no mês passado, de São Paulo, para montar palco, cuidar da sonorização, iluminação e telão, além dos portais de entrada da Fan Fest. “Trouxemos nossa equipe de São Paulo mais contamos com o apoio local de mais 10 pessoas. Estaremos todos os dias torcendo para que tudo siga bem”, disse Beatriz Teixeira, produtora responsável pelo palco da festa.

Limpeza
Outro destaque do primeiro dia da Fan Fest foi a limpeza, realizada por 150 agentes da Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicas (Semulsp), e mais 44 catadores de resíduos sólidos do projeto “Coleta Seletiva Solidária”, firmado através de parceria entre o Governo Federal e a Prefeitura de Manaus, e que irão atuar durante a Copa tanto no Complexo Turístico Ponta Negra quanto no entorno da Arena da Amazônia Vivaldo Lima.
“Não mediremos esforços para manter toda a área da Fan Fest limpa, além da orla da praia. Para isso, temos agentes de limpeza trabalhando diariamente em três turnos”, disse o subsecretário da Semulsp, José Rebouças.

Ambulantes
Além dos 100 funcionários contratados para atuarem na distribuição de bebidas na Fan Fest, foram cadastrados mais 100 ambulantes através de um acordo que envolve a Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab), o Sindicato dos Ambulantes e a empresa responsável pela distribuição de bebidas na Fan Fest.
Para os próximos jogos, esse número deve ser ampliado para atender o grande número de torcedores que deve continuar assistindo aos jogos na Fan Fest.

Mais notícias sobre a Copa em Manaus podem ser conferidas no link: http://bit.ly/COPAEMMANAUS

Matéria: Ulysses Marcondes

Fotos:Karla Vieira