22/06/14 | 21:37
Mais de 93 mil pessoas prestigiam jogo da Copa em Manaus

 

Mais de 93 mil pessoas prestigiam jogo da Copa em Manaus

Mais de 93 mil pessoas compareceram à Arena da Amazônia e às exibições públicas do jogo Portugal 2 x 2 EUA na FIFA Fan Fest, no Complexo Turístico Ponta Negra, e no Largo São Sebastião, Centro. Na Arena da Amazônia, o jogo bateu recorde de público, com mais de 40 mil pagantes. Mais de 28 mil pessoas passaram pelos portões da FFF e outras 25 mil, de acordo com estimativa do Corpo de Bombeiros, assistiram ao jogo no Largo São Sebastião. A terceira partida da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, a exemplo das duas primeiras, ocorreu em clima de normalidade, com os planos operacionais de trânsito, transporte e saúde funcionando plenamente.

O prefeito Arthur Virgílio Neto assistiu ao jogo no camarote reservado às autoridades, na Arena da Amazônia, acompanhado do governador José Melo, da primeira-dama Goreth Garcia Ribeiro e dos filhos Arthur Bisneto e Carol. “Tivemos recorde de público em todos os espaços reservados aos torcedores. Na Arena, na Fan Fest e no largo São Sebastião. Tudo na mais perfeita ordem, com muita paz e ordem. O Manauara está dando um show de civilidade”, disse.

O prefeito afirmou ainda que a cidade deve aproveitar bem o momento, em que está chamando a atenção do mundo e que conta com a aprovação dos turistas. De acordo com pesquisa realizada pelos órgãos de turismo, 97% dos que estão deixando a cidade se declaram satisfeito com o que encontraram.  “As pessoas estão cada vez mais interessadas em conhecer Manaus. E, além das belezas naturais, bons serviços e atendimento, elas querem encontrar preços acessíveis. Vou conversar com o pessoal do segmento de turismo e do comércio para que possamos oferecer, cada vez mais, todas essas condições”, disse.

O clima do jogo foi contagiante dentro e fora da Arena, entre os torcedores americanos, portugueses e brasileiros. A torcida americana apareceu em maior número, mas nem por isso ofuscou a festa da torcida portuguesa que contava com o reforço de brasileiros e de outros torcedores latino-americanos.

“Vim ao Brasil torcer para Portugal. Sou filho de português e não podia de deixar de vir torcer pela equipe do coração da minha família”, disse o venezuelano Ronaldo de Souza.

Ao ser indagado antes do jogo sobre a atuação de Cristiano Ronaldo no Jogo, o português Samir Carvalho disse que a seleção portuguesa não dependia somente dele, pois contava Nani e Postiga. “Não dependemos somente de Ronaldo temos outros bons jogadores e vamos ganhar porque aqui fomos muito bem recebidos e nos sentimos em casa”, disse o torcedor português, que acabou vendo o empate de sua seleção mas ainda tem esperança de classificação.

O americano Earl Weiss destacou o crescimento do esporte nos Estados Unidos e enfatizou que as federações americanas estão fazendo um grande trabalho para popularizar o futebol. Sobre a grande torcida ele diz que muitos acompanham o time, mas muitos vieram pela curiosidade sobre a região.

“Todos fomos muito bem recebidos e as belezas são imensas estamos gostando muito”, disse o torcedor.

De acordo com os órgãos de turismo de Manaus (Amazonastur, Manauscult e Embratur) aproximadamente 35 mil norte-americanos estão em Manaus nesta segunda semana da Copa.

Todo o esquema elaborado pela prefeitura de Manaus para receber os jogos da copa vai continuar para o jogo Suíça e Honduras na próxima quarta-feira, 25. 

SERVIÇOS

Os 40 mil torcedores que tiveram acesso a Arena da Amazônia Vivaldo Lima para a grande festa amistosa ocorrida por conta do empate entre as duas seleções, contaram com vários serviços da Prefeitura de Manaus.

Os torcedores que estavam no Centro da cidade puderam utilizar as linhas especiais disponibilizadas pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), que faziam o trajeto direto para arena. O diretor de transporte da SMTU, Waldir Frazão, lembrou que as linhas especiais foram reforçadas para atender o numero crescente de usuários a cada jogo.

“Somente no Centro colocamos 12 veículos para atender os turistas e aos manauaras que optaram em deixar os seus veículos em casa.”, disse o diretor.

No trânsito um efetivo de 265 agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), fez a interdição das principais avenidas no entrono da arena nas primeiras horas do dia com o apoio de 73 viaturas.

A Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp) também atuava no entorno da arena com o reforço de catadores do projeto Coleta Seletiva Solidária.

Matérias: Ulysses Marcondes

Foto: Karla Vieira/Semcom

Mais notícias sobre a Copa em Manaus podem ser conferidas no link: http://bit.ly/COPAEMMANAUS