15/05/14 | 18:46
Manauscult e Cetam iniciam novo curso para permissionários da praça Mário Verçosa

Permissionários e funcionários da praça Mário Verçosa, conhecida como praça do Dom Pedro, iniciaram, na terça-feira, 13, mais um curso de capacitação promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). Desta vez, em parceria com o Governo do Estado, por meio do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). A capacitação é no sentido de tornar o atendimento, o local e os serviços oferecidos pelos estabelecimentos da praça mais adequados para receber manauaras e turistas que passarem pelo ambiente durante a Copa do Mundo, entre os meses de junho e julho.

Desde abril, 50 profissionais, entre permissionários e funcionários da praça Mário Verçosa, recebem orientações e informações sobre como executar melhor os serviços que oferecem ao público. Os comerciantes já receberam aulas dos cursos de Inglês, Noções de Turismo e Oficina de Cardápio. Também iniciaram a oficina de Manipulação de Alimentos nesta semana e, na próxima semana, terão aulas de Empreendedorismo. Entre outras atividades, os permissionários recebem orientações que vão desde a higiene pessoal, dos alimentos e equipamentos de trabalho, atendimento ao cliente à apresentação dos pratos.

“Aos poucos, os comerciantes vão se conscientizando sobre a importância de mudar os costumes e as práticas dos serviços, para melhor servir a freguesia”, considerou a professora de gastronomia Vandira Marcelo. Há seis anos no local, Adriano Fadou trabalha em um box da Praça e disse que já obteve conhecimentos sobre como aprimorar os serviços. “Eu já comecei a me adaptar e a mudar as práticas, para que o meu trabalho melhore e seja reconhecido”, disse Fadou.

De acordo com a diretora do Departamento de Infraestrutura e Qualificação Turística da Diretoria de Turismo da Manauscult, Márcia Raquel Guimarães, o momento é de mudança de conscientização. “Queremos que a praça se torne uma referência turística de Manaus, para o lazer e degustação de culinária diversificada”.

As Secretarias do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), Trabalho (Semtrad), Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) e de Infraestrutura (Seminf) também estão envolvidas na tarefa de adequação da praça Mário Verçosa, com trabalhos de reforma do telhado, dos banheiros, pintura do piso, arborização, destinação de lixo e reciclagem de resíduos.

RDS do Tupé
Trinta moradores da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, localizada na margem esquerda do Rio Negro, próxima a Manaus, também receberão cursos de capacitação entre os meses de maio e junho, oferecidos pela parceria entre Prefeitura de Manaus e do Governo do Estado, por meio da Manauscult e do Cetam, respectivamente.

De acordo com a diretora do Departamento de Infraestrutura e Qualificação Turística da Manauscut, Márcia Raquel Guimarães, os cursos são de Formatação de Roteiro Turístico, Empreendedorismo e Manipulação de Alimentos. “A capacitação tem a finalidade de incrementar a economia do local, capacitar os moradores para melhor vender os produtos naturais e culturais e tornar a área ainda mais atrativa para os visitantes”, avaliou a diretora do departamento. As aulas ocorrerão sempre aos sábados. Ao final dos cursos, todos receberão certificado.