16/10/14 | 16:23
Na Feira do Tururi, brincantes “aquecem” os passos para a segunda noite do Boi Manaus

 

Na noite de quarta-feira, 15, data em que Parintins, a 369 quilômetros de Manaus e berço do boi-bumbá no Amazonas, completava 162 anos, cerca de três mil pessoas se divertiam ao som das toadas na Feira do Tururi – evento consagrado como “esquenta” para o Boi Manaus. A feira este ano é realizada no entorno da Arena da Amazônia.

O apresentador do Garantido, Israel Paulain, foi a principal atração da noite, que animou o público acompanhado pela batucada do boi vermelho e branco. Além dele, a quinta noite da feirinha teve também como atrações Mara Lima, Cézar Pinheiro e Helen Veras.

“Eu me sinto muito feliz pelo convite e pelo carinho dessa galera que está comparecendo em massa para festejar o aniversário de Manaus dançando boi-bumbá”, disse Israel Paulain, enfatizando o sucesso da programação este ano.

O diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, lembrou que a feira vai até o dia 21 deste mês e fez o convite para o segundo dia do Boi Manaus, no próximo sábado, 18, no sambódromo.

“Em plena quarta-feira, essa quantidade de pessoas prestigiando os shows é prova do sucesso do evento este ano. Estamos aquecendo para o sábado e aguardamos todos os amantes do boi-bumbá no sambódromo”, disse.

Tururis

Na feira são vendidos os tururis dos 42 artistas que participam do Boi Manaus 2014. Eles podem ser adquiridos por 10, 15 e 20 reais. Buscando fazer a diferença, muitas pessoas já compraram as peças para ter tempo de customizá-las.

Foi o caso da estudante Cimara Ferreira, que com toda sua turma já adquiriu os tururis. Segundo ela, a estratégia é chamar mais atenção durante a festa. “Eu customizei o meu e toda minha turma também. Queremos arrasar no sambódromo”, disse.

Organização 

Além dos órgãos de segurança pública, também atuam no evento a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (Semasdh) e Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Os profissionais da Semasdh atuam no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes e os de saúde repassam informações sobre como evitar as doenças sexualmente transmissíveis.

O Departamento de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) preparou estratégias de ação para orientar os comerciantes da área a tomarem todos os cuidados necessários na hora de armazenar, produzir e comercializar os alimentos oferecidos.

“Não estamos aqui para fiscalizar, mas sim para orientar. Nosso trabalho é explicar qual a forma correta de garantir a qualidade dos alimentos comercializados às pessoas que vistam o evento”, disse o fiscal especialista em saúde da Visa Manaus, Manuel Rodrigues.