18/12/13 | 22:35
Nelson Mandela dará nome à segunda etapa da Ponta Negra

O prefeito Arthur Virgílio Neto anunciou, nesta terça-feira, que a partir de domingo, a Ponta Negra, na zona Oeste, passa a se chamar Ponta Negra – Parque Nelson Mandela, em homenagem ao líder sul-africano, que morreu no último dia 5. A segunda etapa do parque será inaugurada no próximo domingo, 22.

O prefeito explicou que a alteração no nome é uma medida legal. Ele disse que será encaminhada à Câmara Municipal uma mensagem como projeto de Lei para ser apreciado com urgência, assim que a casa voltar do recesso.

“Essa é uma justa homenagem a esse grande homem, que apesar de ter passado 27 anos como preso político, nunca deixou de lutar pelos seus ideais. Nós queríamos fazer um evento grandioso, mas como temos pouco tempo não será possível. Tenho certeza que nossa mensagem e homenagem será bem recebia pelos sul-africanos”, comentou Arthur.

O diretor-presidente do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), Roberto Moita, explicou que para não causar problemas com a nominação, foi mantido o nome Ponta Negra.

“É uma homenagem. Vamos manter o nome Ponta Negra para não mudar algo que as pessoas já estão acostumadas. É um pedido do prefeito e concordamos em fazer esta reverência”, disse Moita.

O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela morreu aos 95 anos em Pretória, no dia 5 deste mês, vítima de uma infecção pulmonar. Mandela foi considerado um dos maiores heróis da luta dos negros pela igualdade de direitos no país e foi um dos principais responsáveis pelo fim do regime racista do aparthaid, vigente entre 1948 e 1993. Após sair da prisão, Mandela foi eleito presidente da África do Sul e governou o país de 1994 a 1999.

Inauguração
Para celebrar a inauguração da segunda etapa da Ponta Negra, no dia 22 de dezembro, a Prefeitura de Manaus irá presentear a população com uma grande festa durante todo o dia. A principal atração será a banda pop mineira Jota Quest, que irá agitar a festa a partir das 20h, no Anfiteatro.

Ao longo do dia, serão oferecidas atividades laborais e shows de artistas locais em quatro palcos que serão montados no Parque e terão atrações simultâneas oferecidas pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).