03/07/14 | 16:15
Nove festivais folclóricos ocorrerão neste mês de julho com o apoio da Manauscult

Nove festivais folclóricos são apoiados pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult) neste mês de julho. Os eventos ocorrem em bairros de todas as zonas da cidade e recebem apoio em itens como sonorização, iluminação e, inclusive, palco para os festejos.

Entre os dias 4 e 20 de julho, bairros como Nova Esperança e Vila da Prata, na zona Oeste, Zumbi 3 e Amazonino Mendes, na zona Leste, promoverão festas para reunir seus moradores e visitantes. O apoio será concedido por meio da portaria nº 64/2014, publicada no Diário Oficial do Município (DOM) no dia 10 de junho.

O diretor-presidente da fundação, Bernardo Monteiro de Paula, explicou que o apoio é uma ação de fomento à cultura na região. “As festividades dos meses de junho e julho são tradicionais em todo o país e o manauara também entra no clima. Estes eventos nos bairros são comemorações que têm anos de história e devemos preservá-las”, declarou Monteiro de Paula.

O Festival Alvorada e o Festival Amazonino Mendes, realizados nos bairros de mesmo nome, são algumas das festas que terão programação mais extensas, com até nove dias de atrações.

No Festival Amazonino Mendes, por exemplo, o público poderá conferir além das tradicionais barracas de comidas típicas e brincadeiras, a apresentação de quadrilhas cômicas, danças internacionais e grupos de boi-bumbá. “Procuramos oferecer à população uma festa que agrade e seja uma boa opção de lazer para a família”, disse o organizador do evento, Evandro Marinho. Outra novidade é a participação de bandas locais. Neste festival, a banda de forró Dance e Balance se apresentará na madrugada de domingo, 6.

A programação completa com todas as festividades pode conferida abaixo.
Festival do Nova Esperança – De 4 a 6/7, no Campo do Cophasa
Festival do Zumbi 3 – De 4 a 6/7, no campo de esporte
Festival do Boas Novas – De 4 a 6/7, no Campo da Liga
Festival do Renato Souza Pinto – De 4 a 6/7, na Associação Cultural e Folclórica da Comunidade da Cidade Nova – Campo da Liga