07/06/14 | 14:24
Ônibus terão itinerários alterados em dias de jogos na Arena

Com a interdição das vias do entorno da Arena da Amazônia Vivaldo Lima nos dias dos jogos válidos pela primeira fase da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, as linhas de ônibus que atendem essa área terão o itinerário alterado. Nos quatro dias de jogos (14, 18, 22 e 25 de junho) a operação de desvio, coordenada pela Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), começará a partir de 12h e as principais vias que servirão como rotas alternativas são as avenidas Djalma Batista, Darcy Vargas e Teomário Pinto.

Linhas de ônibus da zona Norte que passam pelas avenidas Torquato Tapajós e Constantino Nery serão desviadas para a Djalma Batista. O embarque e desembarque de passageiros será feito, em ambos os sentidos, nos pontos de parada localizados próximo ao Conjunto Eldorado.

As linhas das zonas Oeste e Centro-Oeste que normalmente atendem a avenida Pedro Teixeira e a Lóris Cordovil serão desviadas para as avenidas Dom Pedro, Darcy Vargas e Teomário Pinto.

No caso das linhas 225, 219, 222 e 227 que circulam pelo trecho interditado da rua Lóris Cordovil, entre as avenida Constantino Nery e Senador Álvaro Maia, o ponto de embarque e desembarque será na avenida B do bairro Alvorada 1. Os usuários dessas linhas que moram na área interditada poderão se dirigir para esse ponto ou utilizar linhas que passarão na Djalma Batista.

No total, serão 42 linhas normais e 301 ônibus que atenderão a Arena. O esquema operacional de transporte será acompanhado por 30 fiscais de transportes da SMTU em cada dia de jogo. O planejamento foi apresentado durante essa semana aos gerentes de tráfego de todas as empresas do sistema de transporte coletivo.

O diretor de Transporte Urbanos da SMTU, Waldir Frazão, disse que as rotas de desvio das linhas de ônibus são as mesmas dos jogos testes realizados na Arena nos últimos meses. “Acredito que não teremos grandes dificuldades porque essas rotas já foram adotadas em outros eventos realizados naquela área, como Carnaval, Desfile Cívico e outros, que também ocasionam a interdição das mesmas vias. Nos jogos testes que foram feitos nos últimos meses, o esquema operacional funcionou bem”, afirmou.

Acessibilidade

Como os pontos de parada das linhas normais ficarão fora do perímetro de restrição da Arena, a Prefeitura de Manaus irá disponibilizar micro-ônibus adaptados para levar torcedores com mobilidade reduzida até a Arena Amadeu Teixeira. Poderão utilizar o serviço: idosos, obesos e pessoas com deficiência, sendo permitido um acompanhante para cada pessoa. Os micro-ônibus terão dois pontos de embarque: um na esquina das avenidas Djalma Batista e Pedro Teixeira e outro no estacionamento da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na avenida Mário Ypiranga Monteiro.

Confira as alterações de itinerário das linhas nos arquivos abaixo:

Desvio das linhas convencionais

Linhas que deverão ser desviadas nos dias de jogo da copa do mundo

Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom)
(92) 3625 6908 / 3625 6921 / 3625 6844