Pirarucu de Casaca
Foto: Ingrid Anne

Foto: Ingrid Anne

Ingredientes:

1/2 kg de pirarucu seco (lombo), 1 garrafa (pequena) de leite de coco, 5 bananas compridas (maduras), 1/2 kg de batata portuguesa, 1 lata (pequena) de ervilhas, 4 ovos cozidos, 1 lata (pequena) de azeite de oliva, 4 tomates, 1 vidro (pequeno) de azeitona, 1 pimentão (médio), 1 cebola (grande), 1 maço de cheiro-verde, 2 colheres (sopa) de vinagre, 1/2 lata de óleo.

Modo de Preparo:

Cortar o pirarucu em pequenas postas, lavar e deixar de molho na água durante 6 horas, trocando a água 3 ou mais vezes para tirar o excesso de sal. Retirar da água o pirarucu e escorrer. Fritar, desfiar retirando a pele e separar. Cortar a banana em rodelas, fritar e separar. Descascar a batata, cortar em cubos e cozinhar. Em uma tigela grande preparar um molho com todos os temperos cortados em pequenos pedaços, o vinagre e o azeite (a gosto). Acrescente o pirarucu, a batata, a ervilha (escorrida), a azeitona (descaroçada) cortada e os ovos cortados em cubos.

Modo de Preparo da Farofa:

Fritar a farinha no azeite até ficar seca. Adicionar o leite de coco até a farinha ficar torrada e novamente seca.

Montagem:

Em um pirex, arrumar uma camada do pirarucu, uma de banana frita e por último a farofa. Decorar com azeitonas inteiras e rodelas de banana, a gosto.

LOCALIZAÇÃO
°c
Manaus


DICAS
Manauscult
Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos - Manauscult
Av. André Araújo, n  2.767, Aleixo, Cep 69.060-000 Manaus/Am
Fone: (55 92) 3215-3474
site: manauscult.am.gov.br
e-mail: turismo@pmm.am.gov.br