20/12/13 | 22:41
Ponta Negra passa pelos últimos retoques para a entrega da segunda etapa

Passando pelos últimos reparos e ajustes finos, a segunda etapa do ‘Complexo Turístico da Ponta Negra’ está 99% concluída. A entrega está marcada para este domingo, 22 de dezembro, com uma grande festa e novidades para a população amazonense e turistas.

Com a entrega da segunda fase da obra, o calçadão da Ponta Negra passará a ter dois mil metros de extensão 20 mil metros quadrados em pedra portuguesa, ganhando, ainda, três quadras de vôlei de areia e futvôlei, o skatepark, espaço para a praça do artesanato, dois banheiros, dois novos pontos de ônibus e uma rotatória na saída da avenida do Turismo – para melhorar o tráfego de acesso e saída à Ponta Negra.

A iluminação do local também foi trocada. As lâmpadas amareladas deram lugar a luminárias de vapor metálico, que por serem brancas, acabam iluminando muito mais as ruas. Este procedimento também vem acontecendo em todas as zonas da cidade.

Com a inauguração da segunda fase, a população terá acesso a uma nova identidade visual criada especialmente para o parque, que será unificada em toda a extensão. Com totens, sinalização e placas de orientação, o espaço ganha em informação para os frequentadores e turistas. A preocupação com o lixo e sua destinação também não ficou de fora e na obra. No local as lixeiras estarão identificadas com selos de ‘reciclado’, para papel, vidro, papelão, plástico em geral, e ‘orgânico’, para alimentos e produtos perecíveis.

Também serão reforçadas as campanhas permanentes de conscientização e bom uso do balneário, para evitar sua depredação, poluição (lixo jogado na areia e no calçadão) e atenção para os horários de funcionamento para o banho no rio, até às 17h, e o que é proibido na praia: levar objetos cortantes, como copos e garrafas de vidro; animais na área praiana; soltar papagaio, em razão do cerol; levar alimentos (para não contaminar a areia); e não entrar no rio se não souber nadar.

Não é permitida a venda de bebidas por ambulantes na praia, conforme determina a legislação, e as bebidas alcoólicas só poderão ser comercializadas em pontos fixos. “As medidas tomadas visam a segurança dos usuários da praia e demonstram o zelo com o bem público”, diz o presidente do Implurb, Roberto Moita. Em caso de dúvida ou em qualquer situação de risco, é recomendado que se procure os colaboradores do Implurb, guardas municipais, PMs ou salva-vidas.

Primeira etapa
Enquanto os preparativos seguem intensos na segunda etapa, a primeira ganha uma boa limpeza e tratamento de manutenção, com reparos no anfiteatro, incluindo pintura, lavagem do calçadão, replantio de novas mudas, embelezamento paisagístico e arborização. Na faixa de areia serão instaladas 30 lixeiras também com identificação “reciclado” e “orgânico”. O trabalho está sendo feito pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).

Mil e cem mudas de arbustos e de forrações rasteiras estão sendo plantadas no calçadão e no canteiro central da primeira etapa do Complexo Turístico Ponta Negra. O serviço está sendo realizado pela Prefeitura de Manaus, via Semulsp e faz parte da revitalização da nova Ponta Negra. Segundo o responsável pelo serviço, Wenderson Castro, estão sendo utilizadas na plantação das mudas mais de duas toneladas de adubo de compostagem e a conclusão do serviço deve ocorrer neste sábado, dia 21 de dezembro.