01/12/13 | 19:30
Inauguração do Escritório Municipal da Copa do Mundo Fifa Brasil 2014

Uma das atrações mais extraordinárias de Manaus é a própria localização: a confluência dos rios Negro e Solimões, que dão continuidade ao rio Amazonas. As águas escuras do Negro e as barrentas do Solimões fluem lado a lado por 18 quilômetros sem se misturarem, proporcionando um dos espetáculos mais majestosos da Amazônia.

Desde que foi habitada pela primeira vez, em 1669, Manaus teve uma evolução constante até se tornar a capital do Amazonas e, finalmente, a metrópole da Amazônia. Atualmente, é a 12ª. cidade mais populosa do Brasil, com pouco mais de dois milhões de habitantes, tendo se transformado em um polo econômico durante o século XX, após a construção da Zona Franca.

O clima equatorial é outro destaque de Manaus, que tem temperatura média anual de 28ºC, umidade do ar acima de 80% e duas estações bem definidas: a das chuvas (dezembro a maio) e a chamada estação das secas, entre junho e novembro, quando a precipitação não é tão intensa e a temperatura chega a alcançar os 40ºC.

A combinação das impressionantes belezas naturais, das tradições locais e de uma metrópole em crescimento fornece a Manaus uma atmosfera única, graças, também, a locais tão diversos como o Teatro Amazonas — uma sala de concertos que abriga anualmente o Festival Amazonas de Ópera — e o Boi Manaus, festa que comemora o aniversário da cidade, embalada pelos sons do típico ritmo do Boi-Bumbá.

Futebol

Manaus é o lar da maioria dos clubes de futebol do estado do Amazonas e, consequentemente, de muitas rivalidades. O Nacional Futebol Clube detém o recorde de títulos estaduais, mas nos últimos anos foi o São Raimundo Esporte Clube que chamou a atenção do país com boas atuações na Copa do Brasil. Atlético Rio Negro Clube, Nacional Fast Club e América Futebol
Clube são as outras equipes mais tradicionais.

O Estádio Vivaldo Lima, também conhecido como Vivaldão, foi o palco futebolístico mais importante do Amazonas, tendo recebido os jogos decisivos do estado desde a sua inauguração, em 5 de abril de 1970, quando a Seleção Brasileira fez uma escala na cidade poucos dias antes de seguir para o México para jogar a Copa do Mundo da FIFA. O Brasil derrotou a seleção do Amazonas por 4 a 1 em uma partida que foi vista por dignitários
do calibre de Stanley Rous, então presidente da FIFA.

Para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014, o Vivaldão dará lugar a um dos mais bonitos estádios do Brasil: a Arena Amazônia, com capacidade para 42.618 torcedores.