31/12/14 | 21:09
Prefeitura atua nas três grandes festas de reveillon da cidade
reveillon
Os participantes do réveillon no Complexo Turístico da Ponta Negra poderão contar com a Ponte Octávio Beleza Câmara, inaugurada no último sábado, como acesso da Ponta Negra para a Avenida do Turismo, na zona Oeste.  A ponte está incluída no planejamento do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans) como saída de veículos no dia do grande evento.

Além da festa na Ponta Negra, a Prefeitura de Manaus vai realizar eventos simultâneos na Avenida Itaúba, zona Leste e no bairro de Educandos – orla do Amarelinho, zona Sul. Em cada área de comemoração, o Manaustrans vai implantar operação especial de trânsito para garantir a segurança dos pedestres e a fluidez de veículos.

PONTA NEGRA/TRÂNSITO – O Réveillon da Praia da Ponta Negra mobilizará um efetivo de 170 agentes de trânsito. O trabalho começa a partir das 7 da manhã do dia 31, quarta-feira, com a proibição de estacionamento nos dois lados da Alameda Líbia, no trecho entre a Alameda Japão e a Avenida Coronel Teixeira. Nesse mesmo horário, a av. Coronel Teixeira será interditada nos dois sentidos, no trecho entre o edifício Aruba e a rotatória do Tropical Hotel.

Com a interdição da Cel. Teixeira, os veículos que seguem no sentido praia/Centro, serão desviados para a Alameda Líbia, seguindo em direção à Ponte Otávio Beleza Câmara para saída em direção à Av. do Turismo. No sentido Centro/praia os veículos serão desviados para a Alameda Alasca e também poderão sair pela Ponte.

A partir das 6 da manhã de quarta feira apenas a linha 120 do transporte coletivo urbano terá acesso ao Complexo Ponta Negra até o terminal da Marina do Davi. A partir das 17 horas, nenhuma linha terá acesso ao Complexo.  Os coletivos que circulam na Avenida Coronel Teixeira serão desviados para a Avenida do Turismo e os que trafegavam na Avenida do Turismo serão desviados para a Avenida Coronel Teixeira, no sentido Ponta Negra/Centro.

O Manaustrans disponibilizará dois guinchos plataforma para retirar veículos que estejam obstruindo a fluidez. Os veículos removidos ficarão em área reservada pelo Manaustrans, próximo ao Edifício Aruba.

ESTACIONAMENTO – Na avenida Thales Loureiro, com acesso pela Avenida do Turismo e Ponte Otávio Beleza Câmara,  terá área para estacionamento de 900 veículos. Os condutores poderão deixar os carros no local e seguir a pé para a praia, atravessando a nova ponte.

AMARELINHO (ZONA SUL)

Com um efetivo de 49 agentes, o Manaustrans atuará na operação de trânsito na área do Réveillon do bairro Educandos, na zona sul de Manaus, que será realizado na Boulevard Rio Negro, próximo à rua Inocêncio de Araújo, no Amarelinho.

As interdições serão implantadas a partir das 7h da manhã nos seguintes trechos: rua Amâncio de Miranda, no trecho entre a rua Manoel Urbano e Boulevard Rio Negro; Boulevard Rio Negro, trecho entre a Rua Amâncio de Miranda e Leopoldo Peres; rua Inocêncio de Araújo,  trecho entre a rua Manoel Urbano e Boulevard Rio Negro.

Circulação – A Rua Manoel Urbano, trecho entre as ruas Amâncio de Miranda e Inocêncio de Araújo, terá sentido único de circulação. A rua Inácio Guimarães também terá sentido único, em direção ao centro.

O acesso ao bairro de Educandos será feito pela Avenida leopoldo Peres, a partir da Avenida Castelo Branco (Cachoeirinha) ou pela Avenida Lourenço da Silva Braga (Manaus Moderna).

ITAÚBA (ZONA LESTE)

Oitenta agentes de trânsito atuarão no perímetro do Réveillon da Zona Leste. A festa será realizada no trecho final da avenida Itaúba , após a avenida Mirra, bairro Jorge Teixeira.

A montagem de postos de controle de tráfego terá início a partir das 6h do dia 31, nos trechos que compreendem desde a Rotatória do Produtor até as ruas próximas ao palco da festa.

Para isolar a área, proporcionar segurança aos participantes e dar fluidez ao tráfego, o Manaustrans fará as seguintes interdições: avenida Itaúba com a rua Bem-te-vi; avenida Mirra com a rua Preciosa e avenida Mirra e com a rua Coraima. 

ÔNIBUS A NOITE INTEIRA

Para a festa de Réveillon deste ano, promovida pela Prefeitura de Manaus, no Complexo Turístico Ponta Negra, zona Oeste, a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) elaborou um planejamento operacional que colocará em circulação 13 linhas com 165 ônibus do transporte coletivo.  De acordo com a programação, a população terá transporte de ida e volta garantido durante toda a madrugada do dia primeiro de janeiro.

O evento será atendido por seis linhas normais e, a partir das 19h do dia 31, por sete linhas extras que ficarão em operação até às 04h da madrugada do dia 01.

Além da frota operacional que ficará em circulação, 12 coletivos reservas servirão de apoio as linhas. Os ônibus ficarão na área de estacionamento do condomínio Alphaville e poderão ser colocados para atender qualquer uma das 13 linhas, de acordo com a demanda de passageiros.

“Normalmente, ao final da tradicional queima de fogos há um aumento considerável de passageiros na área de embarque. Como a quantidade de pessoas é muito grande, mesmo que os ônibus saiam com frequência é normal que haja filas nos pontos de embarque nesse momento. Mas além da frota operacional prevista, os ônibus reserva ajudarão a dar vazão a essa demanda”, explicou o diretor de Transportes Urbanos da SMTU, Waldir Frazão.

Em todos os terminais de integração, haverá opções de linhas com destino ao local da festa.  Para facilitar a identificação dos ônibus que passarão pelo local, será afixada uma placa com o nome “Ponta Negra” no para-brisa de cada veículo.

A partir da interdição da avenida Coronel Teixeira no perímetro próximo a praia, prevista para ocorrer às 17h, os ônibus de linha urbana trafegarão até a rotatória localizada entre as avenidas do Turismo e Coronel Teixeira.

O embarque e desembarque de passageiros será feito em pontos de parada sinalizados na avenida Coronel Teixeira, a partir da avenida do Turismo na área das barracas de côco.

Será mobilizado um efetivo de 30 fiscais de transportes para coordenar o embarque e desembarque, fiscalizar o cumprimento de frota e frequência e fornecer informações aos usuários.

Linhas extras

036 – STO. AGOSTINHO / T3 :  Av. Turismo / Av. Cel. Teixeira (Estr. Ponta Negra / Av. Pedro Teixeira / Retorno próx. ao Sambódromo / Av. do Samba/ Av. Loris Cordovil /Av.C.Nery/Av.Torquato Tapajós/Av.Max Teixeira/Av.Noel Nuteles/Term.C.Nova (T3).

010–NORTE/SUL/T2/P.NEGRA: Itinerário normal até Av. Cel. Teixeira (Estr.Ponta Negra) / Retorno / Av. Cel. Teixeira (Estr.Ponta Negra) / Itinerário Normal.

121 – VILA MARINHO / PONTA NEGRA / T1: Itinerário normal até Av. Brasil / Av. Cel. Teixeira (Estr.Ponta Negra) / Retorno / Av. Cel. Teixeira (Estr.Ponta Negra) / Av. Pedro Teixeira / Av. Const. Nery / Term. C. Nery (T1) / Retorno em frente DB (T1) / Av. Const. Nery / Av. São Jorge / Itinerário normal da linha 121.

500–PASSARINHO/N.ISRAEL VIA AV. DO TURISMO: Normal até Av. Constantino Nery/ Av. Pedro Teixeira/ Av. Cel. Teixeira (Estr. Ponta Negra)/ embarque/ desembarque/ Av. do Turismo/ Av. Santos Dumont/ Itinerário Normal.

560-T4 / C. DEUS/N.CIDADE/T1/CENTRO: Normal até Av. Torquato Tapajós/ Av. Sto. Dumont (aeroporto)/ Av. do Turismo/ Av. Cel. Teixeira (Estr. Ponta Negra)/ embarque/desembarque/  Av. Pedro Teixeira/ Av. Constantino Nery/  Itinerário Normal.

 

AV. BRASIL / PONTA NEGRA / T1: Term. Rua da Prosperidade/ Rua Belo Horizonte/ Av. Brasil/ Av. Cel. Teixeira (Estr.Ponta Negra)/ Retorno/ Av. Cel. Teixeira (Estr.Ponta Negra)/ Av. Pedro Teixeira / Av. Const. Nery / Term. C. Nery (T1) / Retorno após o Terminal (T1) / Av. Kako Kaminha / Itinerário normal da linha 113.

612– JAPIIM / T2 / JAPIIM : Bairro / T2 / Bairro – Itinerário normal até a Rotatória Suframa/ Av. Costa e Silva/ Rua Borba/ T2-Cachoeirinha (embarque/desembarque)/ Av. Carvalho Leal/ Rua Itacoatiara/ Rua Borba/ Av. Costa e Silva/ Normal. (Após Zero hora fazer o itinerário T2/Bairro).

Linhas normais

120 – P. NEGRA/S.JORGE/T1CENTRO:  Itinerário normal.

126 – SIPAM / AV. BRASIL/ CENTRO T1:  Itinerário normal.

450–T3/P. NEGRA: Itinerário normal.

542 – OURO VERDE / T2 / PONTA NEGRA: Itinerário Normal.

 

678–T4/T5/P.NEGRA VIA AV. P. TEIXEIRA: Itinerário normal até Av. Darcy Vargas Av. Djalma Batista/ Av. Torquato Tapajós/ Av. Santos Dumont/ Av. do Turismo/ Av. Cel. Teixeira (Estr.Ponta Negra)/ embarque/desembarque/ Av. Pedro Teixeira/ Av. Jacira Reis/  Av. Darcy Vargas/ Itinerário normal.

641 – T4 / P.TEIXEIRA/ P.NEGRA/ AV.TURISMO: Terminal T4/ Av. Camapuã/ Av. Noel Nutells/ Av. Max Teixeira/ Av. Torquato Tapajós/ Av. Sto. Dumont/ Av. Turismo/ / Av. Cel. Teixeira (Est. Ponta Negra) embarque/desembarque/ Av. Pedro Teixeira/ Av. Av. Constantino Nery (esquerda)/ Av.Torquato Tapajós/ Av. Max Teixeira/ Av. Noel Nutells/ Av. Max Teixeira/ Av Camapuã/ Terminal T4. 

COMÉRCIO AMBULANTE

Enquanto a festa do réveillon de Manaus acontece no Complexo Turístico Ponta Negra na noite desta quarta-feira, 31, fiscais da Secretaria Municipal de Feiras, Mercados, Produção e Abastecimento (Sempab) estarão atuando em pontos específicos para coibir a presença de vendedores informais no local sem autorização da Prefeitura. Em paralelo, outra equipe de fiscais irá atuar na avenida Itaúba, na zona Leste, para orientar e controlar a presença de ambulantes durante o réveillon.

No início da semana, operações pré-réveillon foram realizadas em conjunto com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, o Instituto de Planejamento Urbano (Implurb), a Guarda Municipal e Polícia Militar.

As equipes percorreram os locais escondidos no meio da mata em busca de mercadorias escondidas por ambulantes e encontram várias churrasqueiras, caixas de isopor vazias e com bebidas como água, cerveja, refrigerante e sacos de fibra com água, que estavam sendo vendidos no calçadão sem autorização.

COLETA SELETIVA

Para tornar a comemoração da virada do ano o mais sustentável possível no que diz respeito ao reaproveitamento de resíduos sólidos, a Prefeitura de Manaus irá contar com a colaboração de uma equipe de 40 catadores de material reciclável que atuarão nas festas de reveillon da avenida Itaúba, no Jorge Teixeira, na orla do Amarelinho no bairro de Educandos e também no Complexo Turístico da Ponta Negra. De acordo com Eisenhower Campos, subsecretário de gestão da Semulsp, essa medida segue as determinações da Lei 12.305/10 que institui Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

O trabalho será realizado nos moldes das atividades que aconteceram durante os eventos da copa do Mundo em Manaus, com a participação de catadores de diversas associações contratados através de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) e a empresa de bebidas que ganhou a concessão da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

“O mais interessante é que contratação e o pagamento dessa mão de obra não será de responsabilidade da prefeitura e sim da empresa que ganhou a concessão para comercializar bebidas nos eventos. Isso é uma exigência contratual para que a empresa se responsabilize com o pagamento dos catadores que irão atuar na coleta seletiva durante a festa e dessa forma colaborar com a limpeza pública”, disse Campos.

O subsecretário explicou ainda que a Semulsp reuniu previamente os representantes das 18 entidades de catadores cadastrados para definir os 40 catadores escolhido para participar da ação.

“As ações públicas da prefeitura devem ter a coleta seletiva, que traz a possibilidade de reutilização e reciclagem de materiais coletado. Por isso escolhemos catadores, comprovadamente de baixa renda que são parceiros da prefeitura para fazer esse serviço” disse Eisenhower ao explicar que a medida faz parte da proposta de sustentabilidade do evento.

Todos os catadores irão atuar devidamente uniformizados e utilizando equipamentos próprios para a coleta seletiva.