16/04/15 | 11:59
Prefeitura de Manaus prestigia homenagem ao Boi Garantido

Na manhã desta quarta-feira, 15, foi a vez do Boi-Bumbá Garantido receber a homenagem da Câmara Municipal de Manaus (CMM) em comemoração aos 50 anos do Festival Folclórico de Parintins. A Prefeitura de Manaus participou da cerimônia, com a presença do diretor-presidente da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Bernardo Monteiro de Paula, representando o prefeito Artur Virgílio Neto.

“A capital do Amazonas não poderia deixar de apoiar essa grande expressão cultural que é o boi-bumbá de Parintins. E nosso maior exemplo é o Boi Manaus, quando celebramos o aniversário da nossa cidade, valorizando os artistas locais”, afirmou o diretor-presidente da Manauscult. Bernardo também confirmou que a Prefeitura de Manaus realizará mais uma edição do Ensaio dos Bumbás na Ponta Negra. Os eventos acontecerão nos quatro últimos finais de semana que antecedem o Festival Folclórico de Parintins.

A homenagem da CMM foi proposta pelo vereador Arlindo Júnior (Pros), que destacou a importância da relação entre Manaus e Parintins tanto para a cultura quanto para o turismo amazonense. “Se Parintins é o que é hoje, devemos isso ao boi-bumbá, e nós que moramos em Manaus somos os responsáveis pelo sucesso do Festival de Parintins. Nós lotamos os currais dos bois e nosso carinho, seja pelo Garantido ou pelo Caprichoso, está sempre acima da rivalidade”, afirmou o vereador.

O presidente do Boi-Bumbá Garantido, Adelson Albuquerque, recebeu uma placa de homenagem das mãos de Arlindo Júnior e aproveitou para também lembrar o laço entre as duas cidades. “Manaus sempre foi nosso principal alvo turístico. Esta homenagem, além dos ensaios que estamos realizando na capital, vem no sentido de fortalecer a relação entre Manaus e Parintins. Esse é um ano de resgate do nosso público”, destacou Adelson.

A sessão também contou com a presença de itens individuais e da torcida do Boi Garantido. Durante a cerimônia, o cantor Leonardo Castelo apresentou toadas clássicas do boi-bumbá.

Texto: Eric Gamboa

Fotos:Ingrid Anne