14/08/14 | 20:05
Prefeitura de Manaus vai apoiar 47 grupos no Festival Folclórico do Amazonas

MANAUS.AM. 14.08.14. COLETIVA SOBRE O 58º FESTIVAL FOLCLÓRICO DO AMAZONAS.FOTOS. KARLA VIEIRA.SEMCOM.30650

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), vai apoiar 44 grupos de danças e mais os bois-bumbás Garanhão, Brilhante e Corre Campo – estes últimos contemplados na categoria Master – no 58º Festival Folclórico do Amazonas. O apoio foi anunciado na manhã desta quinta-feira, 14, durante coletiva de imprensa com a Manauscult e a Secretaria de Estado da Cultura (SEC), no Centro Cultural dos Povos da Amazônia (CCPA), local onde o festival ocorrerá, no período de 22 de agosto a 15 de setembro.

Este ano, toda a logística, operacionalização e realização do festival serão feitas entre a SEC e Manauscult, que investirá R$ 2.153.832,00 no evento, incluindo som, palco, iluminação e segurança privada. “A parceria com a SEC vem dado muito certo em diversas ações que abrangem a cultura em nossa cidade e desta vez não podia ser diferente. Os 47 grupos (já incluindo os bumbás) contemplados com apoio financeiro da Fundação foram selecionados de acordo com os critérios do edital lançado em junho deste ano”, afirmou o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, se referindo ao Edital n 003/2014, o qual credenciava interessados em receber apoio financeiro para os festejos.

Segundo Monteiro de Paula, a Fundação vem buscando ao longo desta gestão municipal construir políticas públicas no segmento cultural com a colaboração e participação da sociedade civil. “Foram mais de dez reuniões envolvendo a SEC e os grupos folclóricos nas quais, juntos, construímos os termos do edital e do regulamento do festival. Inclusive, o edital lançado pela Fundação foi prorrogado para julho a pedido dos próprios grupos”, declarou.

Além dos participantes do Festival, a Manauscult também está apoiando cerca de 100 festejos folclóricos nos bairros da capital amazonense. Os eventos foram contemplados pela Portaria № 64/2014, de 10 de junho. Muitas festas ainda estão ocorrendo em diversos locais da cidade, incluindo a zona rural. Um dos eventos contemplados pela portaria é o Festival Folclórico do Parque Dez, na zona Centro-Sul, que ocorre até o fim do mês de agosto.

Fotos: Karla Vieira / Semcom

Assessoria de Comunicação e Imprensa da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult): 92 3215-3447 / 8842-7357

Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom)

(92) 3625 6908 / 3625 6921 / 3625 6844