14/05/14 | 05:00
Prefeitura divulga ações para receber a Copa do Mundo

Há um mês da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, a Prefeitura de Manaus divulgou, na manhã desta terça-feira, 13, o cronograma das ações que serão realizadas para receber os quase 200 mil turistas esperados para capital durante os jogos. Quatorze secretários municipais estiveram presentes na coletiva de imprensa organizada pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), no Les Artistes Café Teatro, localizado na avenida Sete de Setembro, Centro.

Além do balanço do que já foi feito e o que ainda está sendo preparado, o secretariado destacou ainda os principais legados da Copa para a cidade, que vão desde as obras de infraestrutura à capacitação das pessoas envolvidas no evento. Para o período do Mundial, a Prefeitura está realizando ações na mobilidade urbana, saúde, receptivo turístico, programação cultural e segurança pública.
“A determinação do prefeito Arthur Virgílio Neto foi que cada secretário cuidasse, na sua pasta, dos preparativos para o Mundial de Futebol. Em 2013, dentro dos parâmetros culturais, cuidamos de requalificar nossos cartões postais como o Mercado Municipal Adolpho Lisboa e o Complexo Turístico da Ponta Negra, além de outras ações de infraestrutura. Em 2014, intensificamos as sinalizações turísticas e os serviços que possam tornar mais fácil a vida do turista na nossa cidade”, destacou Bernardo.

“O maior legado, sem dúvida, foi a mudança provocada não só na administração pública, mas em toda sociedade, de que é possível, sim, transformar Manaus em uma cidade melhor para se viver. A Copa do Mundo serviu apenas para acelerar os prazos e estamos trabalhando não somente para receber bem os visitantes, mas para dar mais qualidade de vida à população”, ressaltou o diretor-presidente do Instituto Municipal de Ordem Social e Planejamento Urbano (Implurb), Roberto Moita.

Plano de Mobilidade

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) e a Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) estão trabalhando de maneira integrada para operacionalizar a mobilidade urbana, sobretudo nas principais vias de acesso à Arena da Amazônia e aos locais onde haverá atrações culturais. O Plano de Mobilidade será executado em parceria com o Governo do Estado do Amazonas.

“Fizemos o treinamento dos nossos agentes, com controle de tráfego durantes jogos testes na Arena e tivemos bons resultados. Estamos preparados para atender às ocorrências, inclusive no caso de manifestações esperadas para esse período, de modo que o trânsito não seja prejudicado. Além das intervenções nos locais de maior concentração de público, também fortaleceremos as ações de orientação aos condutores”, afirmou Paulo Henrique Martins, diretor-presidente do Manaustrans.

“Apesar de não termos tido tempo hábil para instalar uma nova tecnologia no transporte público, temos a convicção que estamos com um esquema operacional que será satisfatório aos moradores e visitantes da capital. Serão disponibilizados ônibus extras e exclusivos para os dias de jogos locais, assim como para a Ponta Negra”, completou o superintende da SMTU, Pedro Carvalho.
O superintendente disse ainda que Bus Rapid System (BRS), mesmo em fase de implantação, é um legado importante para a cidade, uma vez que é o primeiro passo para a criação de qualquer outra tecnologia mais avançada. “Mesmo em fase de implantação, o BRS já proporcionará um deslocamento mais rápido para os usuários do transporte público e servirá de base para que o sistema se modernize”, defendeu Carvalho.

Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) atuará de maneira prioritária nos atendimentos às emergências de acidentes que possam acontecer durante a Copa, por isso o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) estará mapeando os locais de maior concentração de público. O serviço foi equipado com novas ambulâncias e teve seu pessoal capacitado para o atendimento bilíngue.
“Estaremos a postos 24 horas por dia para atender à população, que pode buscar qualquer tipo de informação, como qual a Unidade de Saúde mais próxima do seu endereço, além de denúncias quanto à procedência de alimentos, entre outras situações de risco, poderão ser feitas pelo Disque Saúde (0800 280 8280)”, destacou a subsecretária municipal de Saúde, Lubélia Freire.

Além disso, aproximadamente 200 servidores da Semsa ficarão responsáveis pelo plantão epidemiológico, distribuídos nos Serviços de Pronto-Atendimento (SPAs) e Pronto Socorros. “Vale ressaltar que fomos a primeira e única capital brasileira a atingir 100% da meta para vacinação contra H1N1 e que o Departamento de Vigilância Sanitária (DVisa) está credenciado para fiscalizar o estádio com mais de 20 profissionais no controle da insalubridade”, concluiu Lubélia.

COORDENADA 1

Aplicativo vai facilitar a vida dos turistas

A Prefeitura de Manaus lançou, na manhã desta sexta-feira, o site e do aplicativo Guiatur Manaus, disponível para download nos dispositivos que tenham os sistemas operacionais Android e iOS. As ferramentas foram criadas para facilitar o acesso aos principais serviços utilizados pelos visitantes, como onde encontrar agências bancárias e hospitais, além de informações sobre transporte, gastronomia, atrações turísticas e uma área especial referente à Copa 2014. Todas essas informações também estarão disponíveis nos pontos de ônibus, por meio do QR codes.

De acordo com o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, o aplicativo também é georreferenciado, ou seja, a partir da localização do dispositivo, é possível ter acesso a mapas e verificar a distância entre o ponto atual e atrações turísticas da cidade. Outra função é um tradutor que disponibiliza palavras e expressões básicas em inglês e espanhol.

COORDENADA 2

Ruas serão premiadas

Durante coletiva na manhã desta terça-feira, foi lançado o Concurso de Decoração de Rua, COPA 2014, para promover o envolvimento dos moradores com os mutirões para a decoração das ruas, por ocasião da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, incentivando assim, o espírito esportivo e artístico, durante o principal campeonato mundial de futebol.

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas a partir do dia 20 de maio, das 8h às 16h, e encerradas, impreterivelmente, no dia 30 de maio de 2014, na sede da Manauscult (avenida André Araújo, zona Centro-Sul). Não há limite para inscrições, o que significa que as ruas de um mesmo bairro poderão ser escolhidas como as melhores do concurso.

Cada rua deverá compor uma comissão de representantes com até cinco membros. Na ficha de inscrição deverá constar o nome de todos os moradores que participarem da decoração, que deverá estar concluída até às 18h do dia 1º de junho de 2014.
Ainda durante a coletiva, a Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom) apresentou o projeto para decoração da cidade no período da Copa, que será implementado nos principais pontos da cidade.

COORDENADA 3

Muitas atrações para comandar o ritmo da Copa

Além da FIFA Fan FestTM que será realizado durante os meses de junho e julho, na Ponta Negra, com doze atrações nacionais e mais de 30 locais, a Manauscult fará transmissões públicas dos jogos da seleção brasileira na avenida Itaúba, localizada no bairro Jorge Teixeira, zona Leste da cidade, e no Parque do Idoso. As transmissões serão acompanhadas de atrações locais de diversos ritmos.
Outras 65 atrações de dança, peças e shows estão sendo planejados e ocuparão o Les Artistes Café Teatro, mas também outros espaços como a Praça Mário Verçosa, o Parque Cidade da Criança, o Parque do Mindu e o Parque dos Bilhares. Na programação também estão espetáculos contemplados pelo edital de cultura da Manauscult de 2013, como ‘Rito de Passagem’, ‘Rastros Híbridos’ e ‘Aëëë’.

Nesse período, as ações de receptivo turístico estarão concentradas em três pontos estratégicos: Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Porto e Rodoviária. Representantes da Manauscult, estudantes do curso de Turismo e voluntários farão a distribuição de kits de Boas Vindas, com folders informativos e mapas da cidade. Dançarinos de boi-bumbá caracterizados também farão a recepção dos visitantes, que contará ainda com a distribuição de brindes que remetam ao artesanato local, como forma de envolver os turistas com a cultura amazônica.

Parques da Copa
Manaus é o terceiro destino turístico mais procurado para os dias da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ e as belezas naturais são os principais atrativos. Para atender esta demanda, durante e depois do campeonato mundial de futebol, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas) criou o projeto Parques da Copa, que vai revitalizar três parques ecológicos para receber os turistas.

No dia 5 de junho será entregue o Parque Municipal do Mindu totalmente revitalizado, com nova sinalização e placas em inglês e português, orquidário, centro de atendimento a visitantes, além de novas trilhas, pontes suspensas e passarelas recuperadas. No dia 7, será a reinauguração do Parque Ponte dos Bilhares, o primeiro do município com iluminação totalmente em Led. A segurança também será reforçada com a construção de um muro na parte posterior do parque.

Por conta da cheia, a praia do Tupé, na comunidade São João do Tupé, estará submersa durante o período da Copa e parte da reforma ficará para depois do mês de julho. Mas o visitante poderá conhecer esse verdadeiro santuário ecológico que é a Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) do Tupé, que compõe o mosaico de unidades de conservação do Baixo Rio Negro, uma vez que o Centro de Desenvolvimento Sustentável Roberto Vieira teve a sua estrutura revitalizada para recebimento dos visitantes.
“Outra ação bastante significativa é a arborização da cidade, desde o ano passado já plantamos quase 1.500 mudas nos principais corredores do Quadrilátero da Copa, contribuindo para deixar a cidade mais verde e sustentável”, completou Kátia Schweickardt, secretaria da Semmas.

COORDENADA 4

Recuperação do Centro e urbanismo são destaques

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf) investiu R$ 350 milhões nas obras de recapeamento do Quadrilátero da Copa e outros corredores viários, totalizando 110 quilômetros de vias requalificados. Outras importantes obras, como a Ponte do São Jorge, o Terminal de Integração do Jorge Teixeira (T4) e o Complexo Viário 28 de Março devem ser entregues até o final de maio.
“Além do que foi feito e está sendo concluído, em breve daremos continuidade com as obras no mesmo padrão nos bairros das zonas Norte e Leste. Serão 22 bairros que receberão o mesmo tipo de recapeamento feito no Quadrilátero da Copa”, informou o diretor de Engenharia da Seminf, Antônio Nelson.

Já o secretário municipal do Centro (Semc), Glauco Luzeiro, destacou a realocação dos camelôs, que antes ocupavam as calçadas de grande circulação da área central, e as ações de segurança e recuperação de fachadas históricas como alguns dos projetos bem sucedidos.

“Desde que o prefeito Arthur Neto assumiu a Prefeitura, a requalificação do Centro é tratada como prioridade. Quando assumimos encontramos várias obras, como a do Mercadão, paradas e a nossa história abandonada. O que fizemos foi dar início ao resgate da autoestima de nossa cidade. O projeto de realocação dos camelôs, por exemplo, é um caso de sucesso, que merece ser conhecido por outras cidades, pelo nível de cuidado e seriedade”, explicou Glauco.

Na oportunidade, o secretário anunciou a formatura dos camelôs no curso de empreendedorismo e a entrega da primeira Galeria Popular definitiva para o mês de junho. As ações do projeto Centro Seguro continuam sem data para acabar e o foco agora serão as estratégias de enfrentamento da cheia no centro. “Estamos, todas as secretarias, empenhadas em dar uma cara melhor à orla da cidade e isso passa pelo centro da cidade, local que deve receber grande número de turistas. Nossa preocupação é, principalmente, com a segurança e a higiene das pessoas”, complementou Glauco Luzeiro.

Segundo a diretora da Escola de Serviço Público Municipal (Espi), Luiza Bessa, outro grande projeto realizado, que será legado intelectual da Copa, foi o Bolsa Universidade. Desde o ano passado mais de dez mil pessoas foram capacitadas a falarem os idiomas inglês e espanhol pela Prefeitura, além dos 660 servidores municipais da saúde, transporte e segurança, bem como 637 camelôs retirados das ruas do Centro.

“Duzentos taxistas também receberam capacitação e o próprio secretário-geral da FIFA, Jérôme Valcke, quando esteve na capital pode constatar a qualidade do curso ao andar de táxi pela orla da Ponta Negra. Os permissionários do Adolpho Lisboa e os demais feirantes da cidade também foram contemplados, isso é algo que ficará para sempre na vida dessas pessoas”, finalizou Luiza Bessa.

REPORTAGEM: Alita Falcão e Assessorias / FOTO: Tácio de Melo

Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom)
(92) 3625 6908 / 3625 6921 / 3625 6844