29/05/14 | 04:34
Prefeitura e Governo apresentam Plano de Mobilidade para a Copa do Mundo
plano de mobilidade - Arena

A Prefeitura de Manaus e o Governo do Amazonas apresentaram, nesta quarta-feira, 28, o Plano de Mobilidade da cidade para a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014TM, durante uma coletiva de imprensa, realizada na Fundação Vila Olímpica (FVO), Dom Pedro, zona Centro-Oeste. Foram divulgadas as principais alterações de trânsito e transporte coletivo para os dias de jogos na Arena da Amazônia e para o funcionamento da FIFA Fan FestTM, que será realizada no Complexo Turístico da Ponta Negra, durante todo o período do Mundial.

O Plano de Mobilidade foi traçado a partir de estudos do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), além da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP) e Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP COPA).

As medidas também contemplam as rotas de ônibus adicionais, estacionamentos para torcedores que vão para a Arena e para a Fan Fest, serviço para pessoas com deficiência e acesso dos moradores do entorno das áreas de interdição. A Prefeitura de Manaus vai disponibilizar o efetivo diário de 280 agentes de trânsito. Nos dias de jogos da Arena, 210 agentes farão o monitoramento de tráfego e outros 70 agentes estarão em serviço na Fan Fest.

De acordo com diretor de Transportes Urbanos da SMTU, Waldir Frazão, 56% do público que irá aos jogos vai utilizar o transporte coletivo. Outros 30% se dirigirão à Arena a pé.

“Além das 61 linhas que já circulam pelo entorno da Arena, criamos mais nove linhas dedicadas para o transporte específico do torcedor até o local dos jogos. São linhas especiais que funcionarão somente nos dias dos jogos. Já no caso da Fan Fest vamos operar normalmente com as seis linhas destinadas para Ponta Negra e somente em dias de atrações nacionais, quando o público esperado pode ser maior, vamos reforçar a frota. Se necessário repetiremos a mesma operação montada para o Réveillon 2014”, explicou Frazão.

Para garantir a chegada dos torcedores à Arena da Amazônia serão disponibilizadas linhas exclusivas que farão o trajeto de ida e volta, de vários pontos da cidade (ver anexo). Os locais de destino vão até a área de restrição estabelecida pela FIFA na Djalma Batista, Constantino Nery, Darcy Vargas e Mario Ypiranga (antiga Recife). O restante do trajeto deverá ser feito a pé, da mesma maneira como será feito por quem optar em ir de táxi ou veículo particular.

Os estacionamentos estarão disponíveis no Amazonas Shopping (2.000 vagas), Ciesa (1.000 vagas), Manaus Plaza Shopping (1.000) e Millenium Shopping (7.200 vagas). Na saída dos jogos, frotas de táxis estarão disponíveis fora do Perímetro de Segurança, em cinco pontos diferentes: rodoviária, conjunto Eldorado, SPA Alvorada, colégio La Salle e nas proximidades do conjunto Kíssia.

Fan Fest
O Manaustrans também fará o bloqueio de veículos no Complexo Turístico da Ponta Negra, com isso o desembarque de passageiros do transporte coletivo será na alameda Alaska, a poucos metros da entrada da FIFA Fan FestTM. Já o embarque será tanto na alameda Alaska e como na avenida Coronel Teixeira.

Os espaços reservados e limitados para estacionamento estarão localizados ao longo da área pública do Alphaville (950 vagas) e avenida do Turismo (980 vagas), os estacionamentos da Ponta Negra (240 vagas) serão destinados aos veículos credenciados.

No caso da locomoção por meio de táxis o desembarque será próximo aos limites do perímetro imediato da FIFA Fan FestTM. Na saída, frotas de táxis estarão disponíveis nas vias alameda Alaska, Thales Loureiro, Turismo e Coronel Teixeira.

Transporta
Para o deslocamento de idosos, obesos e pessoas com deficiência (PCD) para o perímetro da Arena serão disponibilizados 10 microônibus adaptados, dotados de plataformas elevatórias com capacidade para transportar até cinco cadeirantes. Cada pessoa poderá levar um acompanhante. O embarque será feito na Aleam e na esquina das avenidas Djalma Batista e Pedro Teixeira.

Mudanças no trânsito
Mudanças temporárias irão ocorrer no entorno da Arena somente nos dias de jogos em Manaus e nas proximidades da Fan Fest. Vale lembrar que dos dias de jogos foi decretado ponto facultativo na cidade.

A operação no entorno da Arena da Amazônia começará a partir das 6h, com a implantação do Perímetro de Segurança atingindo as seguintes vias:

• A partir das 6h, ficam interditadas as avenidas Lóris Cordovil, Pedro Teixeira, alameda do Samba e Belmiro Vianez.

• A Avenida Constantino Nery será interditada a partir do meio dia, no trecho entre o viaduto de Flores e a avenida Darcy Vargas.

• A avenida Djalma Batista terá fluxo exclusivo para ônibus no trecho entre Darcy Vargas e viaduto Ayrton Sena, a partir das 14h. Outros veículos não poderão transitar.

• As avenidas Darcy Vargas, Stenio Neves, Maneca Marques, Umberto Calderaro, em direção à rotatória do Eldorado, são opção de itinerário para o acesso à zona Norte.

• No entorno da Arena haverá Pontos de Verificação de Veículos. Somente terão acesso veículos credenciados pela FIFA. A Prefeitura de Manaus não tem autorização para liberar veículos para acessar essas áreas.

A operação no perímetro imediato da FIFA Fan FestTM será feita dos dias 12 de junho a 13 de julho, das 9h às 22h. O perímetro imediato se inicia no cruzamento da avenida do Turismo e avenida Coronel Teixeira e se estende até a Marina do Davi e até dois quilômetros após o cemitério do Tarumã. Haverá restrição de tráfego de veículos pelos seguintes trechos:
• O trânsito no entorno da Fan Fest, sentido Centro/Ponta Negra, seguirá pela avenida Cel. Teixeira, entrando pela alameda Alasca até a alameda Japão.

• Apenas os ônibus entrarão da Alameda Líbia e passarão pela avenida Cel. Teixeira, em contra-fluxo, para sair do evento.
• O estacionamento estará proibido nas avenidas Cel. Teixeira, alameda Líbia e na avenida do Turismo, no trecho entre avenida Cel. Teixeira e condomínio Itaporanga.

O secretário executivo adjunto de segurança para Grandes Eventos, Dan Câmara, destacou que a Segurança Pública estará integrada em todas as ações do Plano de Mobilidade.

“Nós participamos de várias ações relacionadas à Copa do Mundo sem comprometer a segurança da cidade. Além dos órgãos do Sistema de Segurança, em âmbito federal, estadual e municipal, também trabalhamos com as variáveis de risco. Temos a Agência Brasileira de Inteligência que mapeou todos os riscos que podem comprometer a segurança da Copa no Amazonas, e estamos focando nossas ações na neutralização desses riscos”, garantiu Dan.

Moradores
Pessoas que residem no entorno da Arena da Amazônia devem ficar atentos às mudanças no trânsito, assim como aqueles que moram nas proximidades da FIFA Fan Fest. Carros só terão acesso às residências dentro das áreas de restrição mediante apresentação de credencial.

Segundo o diretor-presidente do Manaustrans, Paulo Henrique Martins, a prefeitura fará o controle do tráfego, mas o credenciamento está sendo feito pelo Governo do Estado.

“Os moradores, de forma alguma serão prejudicados, todas as pessoas que residem nas áreas de restrição já estão sendo cadastradas. Vale lembrar que terá um horário limite para acesso dos veículos, mas os moradores poderão sair de suas residências a qualquer momento, obedecendo ao direcionamento do tráfego”, reforçou Martins.

Já dentro do perímetro imediato da Fan Fest será permitida somente a entrada de veículos de moradores cadastrados previamente, turistas hospedados no Hotel Tropical e Park Suítes Manaus, operadores do evento, serviços de apoio e STAFF FIFA.

Para o acesso às residências dentro do perímetro imediato, os moradores deverão seguir pela alameda Alaska, sentido Centro/ Ponta Negra, virando à esquerda na alameda Líbia, e novamente à esquerda para acessar a Cel. Teixeira, sentido Ponta Negra/Centro. Para o caminho inverso de saída, sentido Ponta Negra/Centro, os moradores deverão seguir normalmente pela Cel. Teixeira.

Fica permitida a circulação do transporte público coletivo dentro do perímetro imediato, a qualquer hora durante o período do evento.

Campanha
Todas as informações do Plano de Mobilidade serão reforçadas por meio de um hotsite – cujo domínio será divulgado em breve – criado exclusivamente para o período da Copa, como parte da campanha publicitária, direcionada para os moradores de Manaus e para os visitantes.

Com o slogan “Estamos Juntos – Manaus na Copa”, o material traz as principais modificações no trânsito e informações sobre as rotas do transporte coletivo, e ainda, recomendações sobre a saúde, com dicas para evitar a malária e a dengue, bem como um guia com as principais unidades de saúde de cada zona da cidade e os números dos serviços de urgência e emergência.

Ainda dentro da campanha de mobilidade, será disponibilizado um número pelo aplicativo WhatsApp, para que os moradores do entorno da Arena e da Ponta Negra tirem dúvidas sobre mudanças trânsito.

Também serão distribuídos informativos com as principais atrações nacionais e regionais da FIFA Fan Fest, tabelas dos jogos na Arena. As peças serão impressas em português, inglês e espanhol.

“Temos outras ações como a decoração dos prédios públicos, pintura dos viadutos, os banners estão sendo colocados em toda cidade, agora em junho começaremos com a divulgação nos veículos de comunicação e também teremos o concurso para premiar as 10 ruas mais enfeitadas para Copa do Mundo. Tudo para compartilhar com a sociedade esse grande evento que passa pela nossa cidade”, conclui Bernardo Monteiro de Paula, diretor-presidente da Manauscult.

Public View
Além da FIFA Fan Fest™, a Prefeitura de Manaus promoverá transmissões públicas dos jogos da seleção brasileira na avenida Itaúba, localizada no bairro Jorge Teixeira, zona Leste da cidade e no Parque do Idoso, zona Centro-Sul.

Jogos em Manaus
14 de junho, 18h | Inglaterra x Itália
18 de junho, 18h | Camarões x Croácia
22 de junho, 18h | Estados Unidos x Portugal
25 de junho, 16h | Honduras x Suíça

REPORTAGEM: Alita Falcão
FOTOS: Tácio de Melo