14/05/14 | 04:59
Prefeitura e Governo do Estado vão apresentar Plano de Mobilidade
Prefeitura e Governo do Estado vão apresentar Plano de Mobilidade para a Copa do Mundo

A divulgação do Plano de Mobilidade para Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™ será realizada pela Prefeitura de Manaus, em parceria pelo Governo do Estado, nos próximos dias. “Já estamos trabalhando as peças publicitárias que terão linguagem e informações específicas de acordo com o público para o qual estarão direcionadas. Dentro dos próximos dias, juntamente com a Agecom, estaremos divulgando detalhadamente todas as providências que foram tomadas pelos órgãos públicos, para garantir maior mobilidade a moradores e visitantes, durante esse período”, disse a secretária da Semcom, Mônica Santaella.

Na tarde desta terça-feira,13, representantes de diversos órgãos municipais se reuniram na sede da Prefeitura de Manaus dar os últimos retoques no plano, que envolve operações montadas no entorno da Arena Amazônia Vivaldo Lima, durante as quatro partidas marcadas para Manaus, e do “Complexo Turístico Ponta Negra”, local da FIFA Fan Fest, em todos os 64 jogos do mundial.

O Plano de Mobilidade Urbana na Copa do Mundo começou a ser elaborado em 2010 e, em 2013, devido a obras na cidade, entrou em nova formatação. Após cinco jogos testes, as equipes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans), da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) e da Casa Militar da Prefeitura analisaram os resultados e fizeram ajustes no que se refere à circulação de veículos, barreiras de bloqueios, acesso de pedestres, esquema especial de trânsito, organização do transporte coletivo, táxis, veículos especiais de autoridades, entre outros.

Áreas especiais para estacionamento, criação de linhas especiais do transporte coletivo, pontos de embarque e desembarque de passageiros, horários específicos de interdição do perímetro do estádio, desvios alternativos também foram abordados durante a reunião.

De acordo com o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Fernando Farias, a prefeitura está pronta para todos os eventos que envolvem a competição mundial em nossa capital. “Já temos experiência em eventos com públicos acima de 100 mil pessoas, como o Reveillon, por exemplo, e isso facilita muito o nosso trabalho durante os jogos na Arena e a Fan Fest. O próximo passo, agora, é começar o trabalho de divulgação de todas as alterações e informações relativas à mobilidade, especialmente para o público que será mais impactado que são os moradores das proximidades dos dois locais de maior concentração de público”, afirmou.