29/04/15 | 13:25
Prefeitura financia qualificação de artistas por meio de intercâmbio, residência e iniciativas de formação coletiva

Por meio do Edital de Conexões Culturais da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), a Prefeitura de Manaus destinará R$ 560 mil para execução de propostas de residências e intercâmbios artísticos e também projetos para formação de artistas em Manaus, que incluem a realização de eventos de caráter educativo, pedagógico e de pesquisa das artes cênicas. Ao todo serão 19 propostas contempladas com prêmios que variam de R$ 10 mil a R$ 60 mil.

Os prêmios destinados pela Prefeitura de Manaus são os maiores valores já investidos pelo poder público local nestas modalidades de qualificação artística no Estado. “Foi ouvindo a classe artística que a equipe da Manauscult chegou até este modelo de financiamento por meio dos editais que contemplassem as mais diversas necessidades de uma categoria tão diversa como esta”, declarou o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula. As inscrições vão até a próxima segunda-feira, 4 de maio, às 17h.

De acordo com o presidente da Manauscult, a intenção é promover a distribuição dos recursos para fomento da cultura e das artes entre as propostas melhor qualificadas e que possam proporcionar melhor execução das ideias apresentadas, garantindo assim a isonomia na escolha dos prêmios. “Desta maneira, a população também ganha mais ao poder acessar, na execução dos projetos ou nas contrapartidas dos artistas, espetáculos, shows e troca de experiências mais inovadoras e de melhor qualidade”, explicou Bernardo.

Na categoria “Residências e Intercâmbios”, os prêmios serão destinados a cobrir todas as despesas de viagem para cursos, seminários, congressos, festivais e outros eventos que promovam um trabalho de integração entre profissionais no Brasil e no exterior. Para concorrer é necessário ter carta de aceitação do local onde o proponente deseja desenvolver suas atividades.

Formação local

Para iniciativas de formação de artistas em Manaus serão destinados prêmios que somam R$320 mil. Nesta modalidade podem ser contemplados até 11 projetos que tenham caráter educativo, pedagógico e de pesquisa nas artes cênicas e música para serem executados exclusivamente na cidade de Manaus. Nesta categoria podem ser realizados cursos, oficinas, seminários, festivais, mostras, publicações, manutenção de grupos e companhias, além de propostas de registro e memória das artes e da cultura local. Entre outros benefícios, as atividades de formação possibilitam trazer a Manaus artistas e demais profissionais de fora do Estado para promover novas experiências para os profissionais locais. O proponente deve apresentar, no mínimo, duas oficinas como contrapartida.

Ao todo, o Prêmio Manaus de Conexões Culturais contemplará até 79 projetos com investimento de R$ 2.120.000 em cinco categorias distintas sendo elas Difusão, com circulação de objetos de artes não inéditos; Produção, que contempla a elaboração de objetos de arte inéditos na área das artes cênicas; Formação, que contempla projetos voltados às atividades formativas de caráter educativo, pedagógico e de pesquisa; Residências e Intercâmbio; e Pesquisa Cultural.

Os editais estão disponíveis no site da fundação pelo link http://manauscult.manaus.am.gov.br/editais-2015

Assessoria de Comunicação e Imprensa da Fundação Municipal de Cultura, Turismo

e Eventos (Manauscult): 92 3215-3447 / 98842-7357/ 98801-8793/ 98844-5330