23/12/13 | 22:46
Prefeitura rearboriza corredor viário que leva à Ponta Negra

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), concluiu na quinta-feira, 19, o trabalho de rearborização de aproximadamente 8,8 quilômetros de canteiros centrais localizados ao longo das avenidas São Jorge e Coronel Teixeira, que levam ao Complexo Turístico da Ponta Negra, inaugurado no domingo, 22.

Foram plantadas 329 mudas de árvores nos espaços onde havia falhas no canteiro e 800 mudas ornamentais nas rotatórias que dão acesso ao shopping Ponta Negra. As espécies arbóreas utilizadas foram ipê amarelo, pau pretinho e açaí e as ornamentais asistacia e minixora. Além de proporcionar uma melhoria no aspecto paisagístico, a arborização das vias trará conforto térmico para a avenida e seu entorno.

“É uma via que possui grande fluxo de veículos e onde os motoristas e as pessoas que trafegam também serão beneficiados pela arborização”, afirma a secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Kátia Schweickardt. Com esse plantio, sobe para 42.495 o número de mudas plantadas este ano pela Semmas, sendo 3.895 arbóreas e 38.600 ornamentais.

Somente ao longo do canteiro central das avenidas existem 1,1 mil mudas plantadas. Segundo o diretor de Arborização da Semmas, Heitor Liberato, a área possui um índice reduzido de perdas, mas há a necessidade de reposição. A conclusão do trabalho coincidiu com a inauguração do complexo turístico da Ponta Negra e as festividades de final de ano. A avenida estava precisando que a arborização do canteiro central fosse melhorada e pedimos a população que colabore, mantendo as mudas intactas, não arrancando galhos, e dirigindo com cuidado”, afirmou Heitor.