20/05/14 | 00:19
Prefeitura treina especialistas em saúde para a Copa

Prefeitura treina especialistas em saúde para a Copa

A Prefeitura de Manaus, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), está realizando um treinamento esta semana, de 19 a 22 de maio, com especialistas em Saúde para atuarem no Centro Integrado de Operações Coordenadas de Saúde (CIOCS). Os profissionais serão responsáveis por captar informações sobre todas as situações que envolvem os atendimentos de saúde antes, durante e após a Copa do Mundo.

Os servidores da Semsa recebem orientação sobre como utilizar o programa Epi Info. O software foi criado nos Estados Unidos e adquirido pelo Ministério da Saúde para ajudar a organizar e analisar dados relativos aos atendimentos de todo o tipo em grandes redes de saúde. “Com os dados inseridos no programa é possível desenvolver estratégias de atuação mais imediatas durante eventos de grande porte como a Copa do Mundo”, explicou o consultor do Ministério da Saúde da Rede de Programas de Epidemiologia de Campo e Saúde pública, Jonas Brant.

O sistema será aplicado em apenas três capitais: São Paulo, Fortaleza e Manaus. Na capital do Amazonas, o Epi Info vai ser utilizado na Rede Saúde Manauara por 200 servidores que trabalharão em regime de plantão do dia 09 de junho ao dia 13 de Julho, durante 37 dias, exatamente no período de atuação do CIOCS.

“Esta ferramenta vai nos ajudar muito a ter sobre controle qualquer situação que ocorra dentro de nossa área de atuação da Semsa. Assim, é possível agir mais rápido, sem deixar que o problema se instale entre a população”, comentou a diretora do Departamento de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (DVAE), Angélica Tavares.

Os servidores vão utilizar 27 tablets como equipamentos de armazenagem de dados que vão estar em pontos estratégicos da cidade como prontos-socorros, Unidades de Pronto-Atendimento e Postos Médicos Avançados (PMAs). Os dados vão ser enviados para o CIOCS para alimentação e atualização. O público-alvo é a população local, trabalhadores e turistas.

Reportagem: Agnaldo Oliveira Júnior

 

Departamento de Comunicação da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa): 92 3236-8315 / 8842-8370
Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom)
(92) 3625 6908 / 3625 6921 / 3625 6844