20/12/13 | 22:49
Reinauguração da Ponta Negra terá mais de 20 atividades em palcos simultâneos

A Prefeitura de Manaus está preparando um dia inteiro de festa para o próximo domingo, 22, quando será reinaugurada a segunda etapa do Complexo Turístico da Ponta Negra. Quatro palcos funcionarão simultaneamente com mais de 20 atividades esportivas e culturais. A programação, coordenada pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), começará às 9h e continuará até o início da madrugada.

O prefeito Arthur Virgílio Neto fará a reinauguração oficial do complexo às 18h30, em frente às novas quadras poliesportivas. A banda pop mineira Jota Quest promete agitar os presentes a partir das 19h30.

Além do Anfiteatro, palco principal do evento, outros palcos serão montados na área dos restaurantes, mirante e pista de skate para tornar a festa ainda mais eclética com atrações de ritmos variados que agradem o gosto de todos aqueles que desejarem prestigiar a ocasião.

“Será uma maneira de presentear a população e comemorar com ela mais uma conquista desse primeiro ano de gestão. A entrega do Complexo Turístico da Ponta Negra, antes mesmo do prazo dado pelo prefeito Arthur, mostra o compromisso dessa administração com o povo manauara, com a cultura e com seus costumes”, avaliou o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula.

A abertura das atividades ficará por conta da Orquestra do Beiradão do Amazonas (OBA), que se apresenta no Anfiteatro às 9h e será seguida por aulões de dança. No mirante, o espaço “Nossa Família”, contará com atores e animadores para garantir a recreação infanto-juvenil. Todos os palcos terão intervalos de 12h30 às 15h, exceto o espaço “Sempre ao Seu Lado”, localizado no recuo dos restaurantes, que terá atividades de diversas secretarias municipais e será palco do ensaio dos Bumbás.

A circulação de veículos será alterada a partir das 8h da manhã do domingo, 22, para facilitar o acesso das pessoas que vão participar da programação de reinauguração. O efetivo de 102 agentes do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) estarão no local, durante o todo o dia, para fazer as interdições de vias, desvios e orientação de pedestres.

A Alameda Angola, no trecho entre a Alameda Alaska e a avenida Cel. Teixeira, terá estacionamento proibido nos dois lados da via, a partir das 8h da manhã. Nesse mesmo horário será montada uma barreira na avenida Cel. Teixeira, na área da rotatória, fazendo a interdição no sentido praia/Centro, desviando os veículos no contra-fluxo.
Noite multicultural

A partir das 17h, os palcos simultâneos terão apresentações de diversos ritmos. No Anfiteatro, a cantora Márcia Novo trará o ritmo pop nacional, além de músicas autorais. A banda de pop rock amazonense Zona Tribal se apresenta na sequência, às 18h. E, após o pronunciamento do prefeito e o show da banda Jota Quest, será a vez do cantor Elias Moreira apresentar seu repertório, a partir das 21h10. O cantor ganhou notoriedade após representar Manaus no programa “The Voice Brasil”.

No espaço “Nossa Tribo”, localizado na área de convivência dos skatistas, as bandas Dry Martinis, Soda Billy, Alaidenegão e Jonny Jack Mesclado, conhecidas do público de rock e pop manauara, se apresentarão a partir das 16h, seguindo direto até às 20h40, quando a banda Casulo sobe ao palco para encerrar as atividades.

Na pista de skate, o som fica por conta de DJs que se revezarão durante todo o dia. Os intérpretes Karine Aguiar, Lucinha Cabral e Serginho Queiroz garantem o som nacional e regional no espaço “Nossa Família”, instalado no mirante, às 16h, 17h10 e 18h20, respectivamente.

As escolas de samba Aparecida, Reino Unido e Vitória Régia levam o ritmo carnavalesco ao espaço “Sempre ao Seu Lado”, instalado no recuo dos restaurantes, das 16h até às 21h.

Circuitos de futevôlei e skate marcam reabertura
Para os praticantes de atividades esportivas a reinauguração da segunda etapa do Complexo Turístico da Ponta Negra terá a entrega de três quadras de areia para a prática de Vôlei, Futevôlei e Beach Soccer.

Para a estreia de uma das áreas, a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel) irá apresentar o “Circuito Ponta Negra de Futevôlei”, das 9h às 14h. Além disso, a secretaria promoverá a I etapa do Circuito Cidade Manaus de Skate, das 8h às 18h, registrando em definitivo a abertura do espaço das modalidades radicais.

“Estamos felizes com essa inauguração que irá presentear a população manauara. Esse é um momento muito esperado por todos e lógico que o esporte, tão presente naquela área, não poderia faltar. Estamos convidando todos a participarem desse importante passo para a sociedade, que agora terá mais uma opção não só para a prática de qualidade de vida, como também de lazer”, convida Fabrício Lima, secretário da Semjel.

O Circuito Ponta Negra de Futevôlei será disputado em dupla e no sistema de eliminatória. Ao todo, participarão 24 jogadores. “Serão doze duplas fazendo a estreia das novas quadras. Teremos a participação do atual campeão amazonense de futevôlei, Davi Perrone, e do vice-campeão, Diego Maradona. Será uma manhã bem agitada e a competição promete pegar fogo”, promete o presidente da Federação Amazonense de Futevôlei (Fativ), José Felizardo Jr, ao ressaltar a presença de Edmilson Peixoto na disputa, mais conhecido como Loro.

Ainda segundo o presidente da Fativ, Loro é um dos principais jogadores amazonenses. Aos 40 anos, o atleta coleciona 35 títulos estaduais e é o mais velho a atuar na competição. “O Loro é uma espetáculo a parte. Um excelente jogador, que tem tudo para conquistar mais uma disputa e fará dupla com o Roberto Frigliolo. Tenho certeza que será um show”, finaliza.

Circuito Cidade Manaus de Skate
Aberto novamente ao público, e desta vez por definitivo, o Skatepark Ponta Negra receberá o I Circuito Cidade Manaus de Skate. O evento contará com três etapas, sendo a segunda e terceira em janeiro e fevereiro, respectivamente.

O Circuito será disputado nas categorias Mirim, Iniciante, Feminino, Amador I, Amador II e Máster (acima de 30 anos). Um dos skatistas mais cotados para vencer a Amador I é Thiago Gugu, que foi o grande vencedor do Desafio de Amadores, paralelo ao Circuito Brasileiro de Street Skate Pro, realizado há três semanas. Na época, o jovem surpreendeu a todos ao deixar os primeiros do ranking amazonense, como Thiago Itsu e Adriano Barros, na segunda e terceira colocação.

Trânsito será desviado para a reinauguração
No período da manhã, os veículos que trafegam na avenida Cel. Teixeira, sentido Centro/Ponta Negra serão desviados à direita para a Alameda Alaska. A Alameda Alaska terá sentido único de circulação – Centro/Ponta Negra, retornando na Alameda Angola até a avenida Cel. Teixeira ao lado do Tropical Hotel.

O trecho Centro/Bairro da avenida Cel. Teixeira, entre o Edifício Aruba e a Rotatória/Chafariz, terá o sentido de circulação invertido: os veículos que circulam no sentido Tropical Hotel/Centro ingressarão na Rotatória, convertendo à esquerda no sentido invertido até o Edifício Aruba, onde serão desviados à direita para o sentido normal do fluxo (Ponta Negra/Centro).

A partir das 20h os ônibus de linha urbana não circularão no perímetro próximo à praia. Os coletivos que circulam na avenida Cel. Teixeira serão desviados para a avenida do Turismo e os que circulam na avenida do Turismo serão desviados para a avenida Cel. Teixeira, no sentido Ponta Negra/Centro.