14/08/14 | 17:43
Resultado de pesquisa reflete o sucesso das ações da prefeitura para a Copa do Mundo

turista

Manaus foi considerada a cidade mais hospitaleira da Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014™, segundo pesquisa encomendada pelo Ministério do Turismo para a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A cidade teve índice de 100% de aprovação dos turistas estrangeiros entrevistados. O resultado reflete o sucesso das ações de receptividade desenvolvidas pela Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult).

Para o diretor-presidente da Manauscult, Bernardo Monteiro de Paula, além de gratificante, o resultado da pesquisa é um indicativo de como o turismo pode ser cada vez mais incentivado na região. “Para ser sincero, a pesquisa não me surpreendeu. Acompanhei todo o processo que envolveu a Copa na cidade e sei que os manauaras foram os principais responsáveis por todo o sucesso do evento. A hospitalidade já é algo natural do povo manauara. Somada às iniciativas públicas, garantimos ainda mais olhares de novos visitantes para a nossa cidade. É nesse sentido que precisamos trabalhar e estimular o setor do turismo em Manaus”.

Segundo a pesquisa, o acesso a informações turísticas foi um dos itens melhor avaliados pelos estrangeiros que visitaram Manaus, com 93,1% de aprovação. Entre as ações desenvolvidas pela Manauscult nessa área, a distribuição de materiais informativos como o Guia de Bolso, que chegou a ter uma saída de 500 exemplares por dia, e o trabalho de recepção aos turistas que chegaram à cidade por via aérea, terrestre e fluvial, foram alguns dos destaques.

Esse tipo de abordagem, que contou com a presença de equipes bilíngues de recepção, além da distribuição de brindes regionais e informativos, deve continuar por meio dos Centros de Atendimento ao Turista (CATs), que contam com duas novas unidades fixas, instaladas no Porto de Manaus e na Rodoviária. Os CATs já existentes, na Praça Tenreiro Aranha e no Mercado Adolpho Lisboa, também permanecem em pleno funcionamento. Outra novidade são equipes preparadas para atender deficientes auditivos, por conta da realização de um curso preparatório de Libras.

Todo o material desenvolvido pela diretoria de Turismo da Manauscult continua a ser distribuído nos CATs. Além disso, a criação do Guiatur, o primeiro site de informações turísticas oficial da cidade, é mais uma das iniciativas que permanece como legado da Copa.

Assessoria de Comunicação e Imprensa da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult): 92 3215-3447 / 8842-7357

Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom)

(92) 3625 6908 / 3625 6921 / 3625 6844

www.manaus.am.gov.br