A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) participou na tarde desta quarta-feira, 21, de uma simulação de atendimento a vítimas de acidentes Químico, Biológico, Radioativo e Nuclear. A ação ocorreu no Batalhão do Corpo de Bombeiros, a cerca de um quilômetro da Arena da Amazônia.
A simulação serviu para capacitar militares e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para socorro prioritário e rápido em casos de acidentes desta natureza durante o período da Copa do Mundo em Manaus.
A operação foi acompanhada de perto pelo secretário municipal de Saúde, Homero de Miranda Leão. Participaram da simulação 24 militares do Exército, 14 da Marinha, 25 do Corpo de Bombeiros e 15 profissionais do Samu.
“Nos últimos dois anos, as nossas equipes vêm sendo treinadas para a Copa do Mundo. Apesar de não desejarmos que esses tipos de acidentes ocorram em Manaus, estaremos sempre preparados para situações reais”, garantiu Homero.
Durante o simulado de atendimento emergencial, as vítimas são identificadas e recebem os primeiros-socorros por especialistas em resgate do Corpo de Bombeiros. Depois são levadas para um corredor montado para descontaminação. O próximo procedimento ocorre na célula de saúde, onde médicos e enfermeiros realizam o atendimento especializado.
Após essa etapa, uma ambulância do Samu, com isolamento especial, faz a remoção da vítima para um hospital de pronto-atendimento mais próximo.
“Aqui o que nós queremos é que todos os atores envolvidos sejam eles militares ou não, estejam afinados e prontos para uma situação real”, disse o coordenador da simulação, Major Vanderlei Correa.
Texto: Agnaldo Oliveira Júnior
Fotos: Divulgação/Semsa
Departamento de comunicação Semsa: (92) 3236-8315